Mato Grosso,
Quarta-feira,
24 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

14/08/2019 | 07:59

Folhas de papel do Tribunal de Justiça são reutilizadas em escola do Distrito da Guia

Redação TVmaisnews

Folhas de papel do Tribunal de Justiça são reutilizadas em escola do Distrito da Guia

Foto: Reprodução

 As folhas de papel utilizadas pelo Poder Judiciário de Mato Grosso, depois que perdem sua função para a Justiça Estadual, deixam de ir para o lixo e ganham nova utilização para os alunos da Escola Estadual Filogônio Corrêa, localizada no Distrito da Guia, em Cuiabá.
 
A iniciativa do Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça permite que milhares de folhas de papel A4 em branco no verso sejam reaproveitadas para o desenvolvimento de atividades pedagógicas das crianças.
 
“Está sendo muito importante essa parceria com o Tribunal porque gera uma economia para a escola. Ao invés de comprarmos esse material, estamos reutilizando ele e a verba que seria gasta com papel é investida em outros materiais pedagógicos”, observa a diretora da escola, Joelma Teixeira.
 
Na opinião da aluna Mikaely, a ideia é boa para a natureza e não atrapalha em nada o aprendizado. “Nós não vamos utilizar o lado que está ocupado, vamos utilizar o outro. Fica bem melhor para não ficar jogando fora muitos papéis. É importante para cuidar bem da natureza e do meio ambiente”, afirma.
 
Além do papel socioambiental desempenhado pelo Judiciário, a reutilização dos folhas também promove a conscientização ambiental dos estudantes, conforme ressalta a professora Lucineide Almeida. “É muito importante tanto para o meio ambiente como também para os alunos, para trabalharmos com eles essa parte do ensino pedagógico, conscientizando de que nem tudo que jogamos no lixo é lixo e pode ser reaproveitado. Ensinamos a eles que podemos preservar o meio ambiente através da reutilização desses papéis, preservando os animais e todo o ambiente em que vivemos”.
 
De acordo com o Mateus Reiners, membro do Núcleo Socioambiental, a reutilização é feita desde 2018, concomitante à reciclagem das folhas de papel utilizadas em frente e verso. Para ele, a iniciativa demonstra o estímulo à conscientização ambiental que é permanentemente buscado pelo Judiciário.
 
“Nosso dever como Núcleo Socioambiental é justamente estimular essa consciência de reutilizarmos o papel e não simplesmente descartar. Nós trabalhamos com muito papel e convocamos os servidores para reutilizar, para criar um ponto de coleta em cada setor. A ideia sustentável é reaproveitar todo material que seja possível”, frisa.
 
“Funciona e muito bem. Esse papel é utilizado três vezes: uma vez por nós, a segunda nas atividades diárias dos alunos e a terceira para fins de atividades artísticas, como bandeirolas, que também utilizam esse papel. A satisfação é saber que a consciência ambiental começa a tomar corpo e nós percebemos que essa gota da Escola Filogônio vai atingir muitas outras escolas”, acrescenta o coordenador de infraestrutura do TJMT, Roberto Cyríaco. (Com assessoria)
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet