Mato Grosso,
Sexta-feira,
19 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Variedades

29/08/2019 | 08:10

Grupo Flor Ribeirinha apresenta espetáculo mundial no quintal da Domingas em São Gonçalo Beira Rio

Redação TVmaisnews

Grupo Flor Ribeirinha apresenta espetáculo mundial no quintal da Domingas em São Gonçalo Beira Rio

Foto: Reprodução

O grupo Flor Ribeirinha realiza no próximo dia 31 de agosto (sábado) e no dia primeiro de setembro (domingo), o espetáculo "Mato Grosso Dançando o Brasil", que será apresentado no quintal da Domingas, no bairro São Gonçalo Beira Rio, em Cuiabá, a partir das 19 horas.

O grupo levou este espetáculo recentemente em uma turnê de dois meses, representando o Brasil nos maiores de festivais de arte e cultura popular da Europa. O Flor Ribeirinha se apresentou nos Festivais de Folclore de Saint Ghislain e Izigem, na Bélgica. Em seguida, na Holanda, no Festival de Warffun. A penúltima etapa da turnê foi na França, nos Festivais de Alençon e Issoire, um dos mais tradicionais. A última etapa da viagem foi na Alemanha, onde o grupo participou do Festival de Folclore em Neustadt in Hosltein.

O diretor artístico e coreógrafo do grupo, Avinner Augusto, explica que nesses países,  foram mais de 100 apresentações em 20 cidades européias. Ele ressalta que além do espetáculo em grandes palcos, o grupo se apresentou em escolas, instituições filantrópicas, realizou oficinas de Siriri, shows musicais, participou de cerimônias de intercâmbio com outros países e também em eventos com as autoridades locais.

O coreógrafo frisou que o espetáculo "Mato Grosso Dançando Brasil", conquistou os corações dos europeus com a diversidade, cores e alegria da cultura brasileira. O espetáculo tem o Siriri, a dança típica que reflete o multiculturismo e que traz o ritmo contagiante viola de cocho, o mocho e o ganzá. A dança do Boi Bumbá, uma manifestação de Parintins, oriundo do Norte, a dança gaúcha com forte expressão cultural do Sul, o tradicional frevo do Nordeste e o samba, da região Sudeste, considerado uma das principais manifestações da cultura brasileira. Este é o espetáculo que conquistou o prêmio mundial no Festival Internacional de Arte e Cultura, realizado em 2017, na Turquia.

Conforme a fundadora, Domingas Leonor da Silva, o grupo completou em julho, 26 anos de história, durante a turnê. Ela destacou que o grupo já representou a cultura em muitos países, mas oferecer o espetáculo em São Gonçalo, berço de suas raízes, onde nasceu o grupo, é uma alegria muito grande."Queremos oferecer o nosso trabalho para a população cuiabana, para o nosso povo de São Gonçalo, aqui no meu quintal, onde nasceu o Flor Ribeirinha", disse ela emocionada.

No quintal da Domingas, o evento será gratuito. O público verá a apresentação do espetáculo, o artesanato em cerâmica e outros produtos. No sábado e no domingo, terá também bebidas e a tradicional comida cuiabana. (Com assessoria)
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet