Mato Grosso,
Terça-feira,
23 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

29/08/2019 | 08:43

Mato Grosso tem o 3º maior saldo positivo de empregos do país em julho

Hiper Notícias

Mato Grosso tem o 3º maior saldo positivo de empregos do país em julho

Foto: Reprodução

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado pelo Ministério da Economia apontou que Mato Grosso é o terceiro estado brasileiro com maior saldo positivo de empregos em julho. Com 36.985 contratações contra 32.816 demissões, o estado fechou o mês com balanço de 4.169 vagas efetivadas.

Quando considerada a região Centro-Oeste do país, Mato Grosso é o estado com maior saldo positivo, seguido de Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul. Nacionalmente, Mato Grosso só fica atrás de São Paulo e Minas Gerais.

Quando comparados os saldos do estado em todos os meses de julho dos anos anteriores, o índice de 2019 apresenta uma baixa em relação a 2018, quando Mato Grosso apresentou um saldo de 5.186 vagas efetivadas.

Todas as regiões do Brasil tiveram crescimento no mercado formal de trabalho em julho.

O maior saldo foi na região Sudeste, com 23.851 vagas de emprego com carteira assinada, crescimento de 0,12%. Em seguida, vêm Centro-Oeste (9.940 postos, 0,30%); Norte (7.091 postos, 0,39%); Nordeste (2.582 postos, 0,04%) e Sul (356 postos, 0,00%).

Nacional

Nacionalmente, dos oito setores econômicos, sete contrataram mais do que demitiram em julho. O saldo ficou positivo na Construção Civil, Serviços, Indústria de Transformação, Comércio, Agropecuária, Extrativa Mineral e Serviços Industriais de Utilidade Pública. Apenas Administração Pública descreveu saldo negativo. 

Principal destaque do mês, a Construção Civil teve saldo de 18.721 novos postos de trabalho. Os subsetores de construção de rodovias e ferrovias, principalmente em Minas Gerais e Pará; construção de edifícios, especialmente em São Paulo e Pará; e obras para geração e distribuição de energia elétrica e para telecomunicações, sobretudo em Minas Gerais e Bahia, foram os maiores contribuidores para o resultado. 

O setor de Serviços fechou o mês com saldo de 8.948 postos de trabalho, principalmente devido à comercialização e administração de imóveis; serviços médicos, odontológicos e veterinários; e instituições de crédito, seguros e capitalização. 

Indústria de Transformação, que teve acréscimo de 5.391 vagas formais, deve esse resultado principalmente à indústria de produtos alimentícios, bebidas e álcool etílico; indústria mecânica; e indústria química de produtos farmacêuticos, veterinários e perfumaria. 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet