Mato Grosso,
Terça-feira,
17 de Setembro de 2019
informe o texto a ser procurado

Notícias / Geral

30/08/2019 | 10:15

No Dia Nacional do Combate ao Fumo, pneumologista relaciona narguile ao câncer de pulmão

Olhar Direto

No Dia Nacional do Combate ao Fumo, pneumologista relaciona narguile ao câncer de pulmão

Foto: Reprodução

Com o intuito de conscientizar e mobilizar a população sobre os danos causados pelo uso de tabaco, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado neste dia 29 de agosto, falar sobre a relação entre o tabaco e o câncer de pulmão. A pneumologista da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Solange Moraes Montanha, alerta para o uso do narguile, um produto altamente danoso para saúde e que está associado a problemas graves como asma e câncer de pulmão, sendo uma das principais causas de consumo de tabaco entre adolescentes.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Destes, o tabagismo é responsável por 85% das mortes por doença pulmonar crônica (bronquite e enfisema), 30% por diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo do útero, estômago e fígado), 25% por doença coronariana (angina e infarto) e 25% por doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral – AVC).

A campanha “Não Deixe o Tabaco Tirar seu Fôlego”, criado pelo Ministério da Saúde e pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), visa esclarecer a população sobre a importância de prevenir o uso do narguile e de outros derivados do tabaco que impactam negativamente na saúde como causa do câncer de pulmão e de doenças crônicas como a asma, além de alertar que qualquer produto com tabaco, em qualquer uma de suas formas, é responsável por até 90% dos casos de câncer de pulmão.

Para 2020, estima-se mais de 1,7 milhão de óbitos por câncer de pulmão em todo o mundo. Na região Centro-Oeste em 2018, esse tipo de câncer representou para os homens, a primeira causa de óbito. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE), foi observado que a categoria narguile se destaca como sendo o produto mais usado entre adolescentes de jovens de 13 a 17 anos, representando 71.6%, sendo mais frequente entre as meninas com 67,5%.
 
“Os índices de tabagismo vêm caindo consideravelmente no Brasil, porém a indústria do tabaco fez o narguile e bombardeia principalmente o público mais jovem com essa informação. Tem pessoas que até presenteiam outras com o aparelho como se fosse algo saudável, mas a verdade é que 1h30 consumindo narguile é equivalente a cinco maços de cigarro, ou seja, cerca de 100 cigarros. Precisamos criar uma cultura livre de tabaco. Essa informação é importante para as ações de prevenção e para dar apoio para aqueles que desejam parar de fumar”, afirma Solange.
 
O tabagismo não só levam pessoas ao câncer de pulmão, mas também a desenvolve outras doenças como infarto do miocárdio, aneurismas, enfisemas pulmonares, pneumonia, entre outras.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet