Mato Grosso,
Sábado,
27 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Especial Tvmais

04/09/2019 | 11:31

Meninas são destaque em projeto de futebol, em Cuiabá

Geiseane Lemes - Repórter TV Maisnews

Meninas são destaque em projeto de futebol, em Cuiabá

Foto: Tvmais News

As atividades do Programa Bom de Bola, Bom de Escola retomaram em Abril deste ano, com a participação das meninas.  As aulas estão sendo realizadas em quatro dias da semana, nos períodos matutino e vespertino, sempre no contra turno escolar.

O projeto é realizado em quatro polos (bairros) e os alunos se interagem durante os torneios realizados pelos organizadores. No jogo não tem separação, as meninas jogam juntas com os meninos, sem preconceito. Maria Eduarda, 13 anos, se inscreveu no programa pois sempre quis praticar o fustsal e reconhece que melhorou o seu rendimento escolar após a prática do esporte.  

“Eu gosto de participar porque o projeto ajuda no desenvolvimento da escola, melhorei meu comportamento em casa e quero continuar praticando esporte”. Disse Maria Eduarda que participa do projeto no bairro Jardim Florianópolis. As aulas de futebol ocorrem as terças e quintas, já as de futsal as quartas e sextas.

Daiane tem dois filhos que participam do projeto, um menino e uma menina. Ela diz que se não fosse o projeto eles ficariam sem ocupação após as aulas e acredita que é uma grande oportunidade para a filha despertar o talento nas quadras. “Ela gosta das aulas, é tudo certo e vejo que ela melhorou muito como ser humano. Não existe preconceito por ser menina e não vejo problema de jogar com os meninos”.

            
Ayanny é a filha da Daiane, e encara o esporte como uma diversão. Ela e o irmão participam do projeto no bairro Pedra 90. “O projeto é tudo certo, temos uniformes iguais dos meninos, sem preconceito, sem diferença, e acredito de lugar de mulher é onde ela quiser. Estou gostando de jogar e o melhor, do ensino que eles passam, nos incentivam a ser cidadão do bem”.


Em campo elas também marcam presença. Durante torneio no bairro Pedra 90 juntou meninas de quatro polos do projeto. Para o embaixador do Programa, Julio Cesar, o objetivo principal está sendo alcançado. “Eu acompanho os quatros polos onde são realizadas as aulas. Vejo o desenvolvimento dos alunos, a habilidade e o melhor, a disciplina. O Bom de Bola, bom de escola tem como principal objetivo, ensinar a ser cidadão de respeito, ter boas notas na escola e ser pessoas melhores para o futuro”.
             
                                                 Foto: Prefeitura de Cuiabá

Hoje, 642 alunos fazem parte do programa, sendo 85 meninas no futebol e 65 meninas no futsal. Em setembro foram disponibilizadas 158 novas vagas, então, quem ainda tem interesse de fazer parte dos times, tem que se inscrever na escola onde estuda. São 53 vagas para a modalidade futsal e 105 para o futebol, nos quatro polos onde são desenvolvidas: Coophamil, Pedra 90, CPA e Dom Aquino.

Bom de Bola, Bom de Escola

O Programa Bom, de Bola, Bom de Escola atende alunos matriculados nas unidades educacionais da rede municipal de Cuiabá, e foi criado há quase 20 anos, como uma ferramenta de cidadania, inclusão social e de formação através do esporte. No ano passado atendeu aproximadamente 400 crianças.
Os alunos participantes do Bom de Bola, Bom de Escola recebem uniforme, merenda e acompanhamento profissional.

O Programa Bom de Bola, Bom de Escola está fundamentado nos conceitos da disciplina e da formação integral. Por meio desse e de outros programas implantados na rede pública municipal de ensino, como o da Inteligência Emocional, estamos preparando os nossos alunos para que se tornem cidadãos de bem e comprometidos o meio em que vivem”, destacou o secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet