Mato Grosso,
Quinta-feira,
18 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

06/09/2019 | 08:11

Várzea Grande registra duas pessoas com suspeita de contágio por sarampo

HiperNotícias

Várzea Grande registra duas pessoas com suspeita de contágio por sarampo

Foto: Reprodução

A cidade de Várzea Grande registrou dois casos de suspeita de contágio por sarampo, aponta a Secretaria de Estado de Saúde (SES). Os dois novos casos elevam para seis o número de ocorrências desse tipo em Mato Grosso, como sinalizam dados boletim epidemiológico do Ministério da Saúde divulgados nesta quarta-feira (04).

O boletim se estende da semana 24 a 35, que compreende as datas de nove de junho a 31 de agosto deste ano. Conforme o levantamento, os casos de suspeita estão distribuídos em três municípios de Mato Grosso. Contudo, conforme a SES, os casos se distribuem por cinco cidades do estados, a saber: Várzea Grande, Cuiabá (diagnosticado em Tocantins), Sorriso, Canarana e General Carneiro. 

As informações dão conta que as seis pessoas sob suspeita de contágio tiveram resultado positivo em seus exames para Imunoglobina M (igM). Apesar do resultado, os casos ainda precisam ser apurados com novos exames que confirmarão ou não se há contágio por sarampo.  

No intervalo entre as semanas 24 e 35, em todo o estado, um total de 47 solicitações para exame foram realizadas. Além disso, 14 pessoas passam por triagem, enquanto três estão em análise.

 O levantamento sinaliza ainda que, mensalmente, mais de 46 mil doses da vacina tríplice viral são disponibilizadas para Mato Grosso. Quanto considerado o período de janeiro até a data de publicação do balanço, o estado já recebeu mais de 265 mil vacinas.

Ao HNT/HiperNotícias, a SES apontou ter recebido 32.330 doses extras de vacina somente na última semana. Contudo, até a publicação da matéria, a reportagem não obteve resposta. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá apontou que a tríplice viral está disponível para toda a população cuiabana.

Nacional

O Brasil registrou nos últimos 90 dias, 2.753 casos confirmados de sarampo em 13 estados brasileiros. O aumento de 18% em relação ao último boletim divulgado (28/08) se deve a confirmação clínica de casos que estavam em investigação anteriormente. De acordo com o novo boletim epidemiológico da doença, o Brasil notificou 20.292 casos, sendo 15.430 em investigação e 2.109 descartados. O levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde apontou também quatro óbitos em decorrência da doença: três mortes no estado de São Paulo (duas crianças e 1 adulto); e uma no estado de Pernambuco (uma criança). Em nenhum dos quatro casos foi comprovada a imunização contra o sarampo.

Os casos confirmados estão concentrados em 13 estados, sendo a maioria, 98,37% no estado de São Paulo (2.708), seguido do Rio Janeiro (15), Pernambuco (12), Distrito Federal (3), Goiás (1), Paraná (1), Maranhão (1), Rio Grande do Norte (1), Espírito Santo (1), Bahia (1), Sergipe (1), Santa Catarina (7) e Piauí (1). Os casos estão distribuídos em 120 municípios. Nos estados de Goiás e Piauí, os casos foram registrados em outros estados.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet