Mato Grosso,
Sábado,
20 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Política

04/08/2017 | 08:34

Prefeitura lança revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano

Da redação

Prefeitura lança revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano

Foto: Prefeitura de Cuiabá

Uma nova metodologia será adotada no processo de revisão do Plano Diretor de Cuiabá. As especificações para conduzir a ação, sob a coordenação do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU), constam no decreto que será assinado pelo prefeito Cuiabá, Emanuel Pinheiro, na sexta-feira, 04, às 9h. Entidades de classe vão participar da solenidade, que acontecerá no auditório da Prefeitura de Cuiabá.

A revisão do Plano Diretor, a cada 10 anos, é uma exigência da legislação, que está em vigor desde 2007. O documento é o instrumento para o desenvolvimento e gerenciamento territorial da cidade.

O Plano Diretor é um documento que sintetiza e torna explícitos os objetivos à cidade. “A partir dele podemos ter um direcionamento do que poderemos investir em estrutura e quais as normas deveremos seguir para as decisões no processo do desenvolvimento urbano. Portanto, é muito importante mantermos atualizadas essas decisões”, destacou o prefeito.

Uma comissão, coordenada pelo IPDU, e com núcleo permanente composta  por técnicos terá a função de prestar assessoramento. O processo de revisão do plano de trabalho estabelecido, pelo IPDU, seguirá a metodologia estabelecida em quatro etapas: diagnóstico, prognóstico, compilação e implementação.

A elaboração do novo Plano Diretor deverá ocorrer em um prazo máximo de 400 dias. “O importante é que o plano defina o caminho e que seja capaz de direcionar as iniciativas isoladas para que, no conjunto, o todo seja maior que a soma das partes”, pondera o secretário de Planejamento, Zito Adrien.

Conforme o superintendente do IPDU, Marcio Alves Puga, o Plano Diretor deverá ser posto em prática após sua aprovação junto a Câmara Municipal e deverá seguir um processo organizado de transferência dos conhecimentos apropriados por meio de capacitação dos técnicos municipais dos diversos setores responsáveis direta ou indiretamente. “As escolhas para a composição da comissão foi feita de maneira que as secretarias pudessem dialogar de acordo com suas demandas e assim, inserir dentro das decisões as necessidades de cada uma”, concluiu Puga.   

Serviço

Assinatura do decreto para revisão do Plano Diretor de Cuiabá 

Hora:9h

Data:04/08

Local: Auditório Prefeitura de Cuiabá  
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet