Mato Grosso,
Quinta-feira,
25 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Especial Tvmais

17/09/2019 | 10:11 - Atualizada em 17/09/2019 | 10:21

Compra por impulso é uma cultura que tem causado endividamento

Geiseane Lemes -Repórter TV MaisNews

Compra por impulso é uma cultura que tem causado endividamento

Foto: Reprodução

O número de inadimplentes no Brasil chegam a 62,9 milhões e em Mato Grosso são 1,14 milhões de pessoas com algum tipo de dívida. Antes de gastar o décimo terceiro, por exemplo, o consumidor deve fazer os cálculos corretos para não comprometer o orçamento.

Conforme a Câmara dos Dirigentes Legistas de Cuiabá, a principal estratégia para o comércio é usar práticas para evitar a inadimplência. Existe desde a análise através de um sistema biométrico para evitar fraudes até a verificação de dividas, endereço e comportamento de pagamento através de métodos estatísticos.

CDL x inadimplência

A CDL realiza um trabalho de conscientização para os consumidores. Hoje passam mais de 10 mil pessoas por mês nos balcões em Cuiabá, quando somamos todos do estado, este número chega a quase 25 mil pessoas. Além desse atendimento ainda tem a CDL Itinerante que percorre pelos bairros para levar informação aos consumidores e orientações de como renegociar as dívidas, além de como planejar. 

Hoje nós temos um portal chamado meu bolso feliz (www.meubolsofeliz.com.br) que trabalha vários pontos importantes no quesito educação financeira, pois infelizmente a nossa cultura não está voltada para o planejamento financeiro, mas sim, muito mais para o consumo por impulso”. Disse Fábio Granja, superintendente da CDL de Cuiabá.

Independente da renda, é importante ter a consciência de que imprevistos na vida possam surgir, tais como problemas com a saúde ou até mesmo o desemprego e se tivéssemos um ensino sobre educação financeira desde cedo, poderíamos ter um avanço quanto a inadimplência. 

Outra ação que desenvolvemos são as ações de recuperação de crédito que ajudam as pessoas a negociarem e retornarem a ter um nome sem restrições no mercado, além disso, com a aprovação do cadastro positivo, acreditamos que a inadimplência será reduzida de forma significativa nestes próximos 5 anos”. Comentou

É preciso entender que parte da nossa renda precisa ser poupada para situações emergentes e outra precisa ser investida. Sabemos que o momento econômico ao qual estamos vivendo não é fácil, ainda mais com uma taxa de desemprego alta e com uma renda reduzida, porém não podemos deixar de passar para as próximas gerações a importância de compreenderem melhor a forma de lidar com recursos financeiros. 

Planejamento Financeiro

Realizar um planejamento financeiro pode levar um certo tempo, principalmente gerar um costume diário. No primeiro momento é de suma importância pontuar em uma planilha ou em uma folha de papel todos os gastos fixos, tais como: conta de água, energia, condomínio, escola, plano de saúde e outros, além de colocar também no papel, caso tenha, as compras parceladas, ou melhor, as parcelas dessas compras. 

É importante separar todos os débitos mensais por categoria, separando, será dado um grande passo, o de saber se está com saldo positivo ou se está no vermelho. Depois de diagnosticado, é preciso trabalhar o que entra de receita para deduzir as despesas e jamais esquecer de inserir nas anotações as despesas, sempre olhar no mínimo para um para os próximos 12 meses, pois existem contas anuais como o IPTU, IPVA que quando não inseridos, podem prejudicar e muito o planejamento.

Gastos de fim de ano

O primeiro ponto é saber o que realmente pode gastar, a partir do momento que tiver esse valor, ao ir as compras, buscar comprar o que realmente cabe no bolso. Se comprar parcelado, não esquecer de inserir as parcelas nas anotações, inseri-las no cálculo, pois muitas pessoas se perdem quando possuem muitas parcelas. As variedades e condições de pagamentos são as mais diversas possíveis, por isso antes de comprar, pesquise bastante e tente negociar ao máximo.

Expectativa do comércio com a liberação do FGT imediato

Conforme o superintendente da CDL de Cuiabá, Fábio Granja, a expectativa é primeiro reduzir a inadimplência, pois a maior parte das dívidas são com valores próximos a R$ 500,00, sendo assim, esse recurso poderá ajudar muitas pessoas a quitarem ou renegociarem as suas dívidas, ainda mais em um período com muitas campanhas de recuperação de crédito. 

Além disso, a informação que temos é que somado os valores do FGTS com os valores do PIS/PASEP poderá ser injetado aproximadamente 800 milhões até dezembro em Mato Grosso, trata-se de um valor significativo que poderá fazer deste natal um ano de vendas superior aos últimos cinco que tivemos”. Fábio ainda comenta que o cenário ainda não é o que o comércio deseja, porém é otimista, principalmente pela grave crise que já passamos há mais de 05 anos.
 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet