Mato Grosso,
Sexta-feira,
29 de Março de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

19/09/2019 | 08:11

1Oª campanha marca uma década da MTmamma no combate ao câncer de mama

Redação TVmaisnews

1Oª campanha marca uma década da MTmamma no combate ao câncer de mama

Foto: Reprodução

Na 10ª edição da Campanha Outubro Rosa, em 2019, a Associação de Apoio a Pessoas em Tratamento e Pós-tratamento do Câncer de Mama em Mato Grosso, a MTmamma amigos do peito, realiza uma programação intensa de alerta da sociedade para o diagnóstico precoce da neoplasia que atinge principalmente, as mulheres e uma parcela dos homens, em todo o mundo e no país.

A abertura oficial, vai ser realizada no domingo (06), a partir das 19h, no Parque das Águas, em Cuiabá. A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) faz um concerto especial como uma das principais parcerias consolidadas da MTmamma, ao longo destes 10 anos de luta contra o câncer de mamma.  

A iluminação com a cor rosa, símbolo mundial da campanha começa a colorir prédios da Capital, a partir de segunda (30.09), o primeiro é o do Hospital Estadual Santa Casa, às 19h.

No final do mês, sexta-feira (25/10), a Santa Casa e a MTmamma promovem um mutirão para garantir acesso à consulta com médicos especialistas e exames, como ultrassonografia e mamografia. Estão disponíveis 300 atendimentos para pessoas acima de 40 anos que estão na fila do Sistema Único de Saúde (SUS).

A novidade musical desta edição é o show de Almir Sater, no Centro de Eventos Pantanal, na sexta-feira (11), pormovido pelo projeto Mais Vida. Um presente para assistidas, voluntários e convidados da associação que na compra do ingresso vão colaborar com a entidade. Parte da renda do show vai ser repassada para a entidade investir na sede própria.

Pelo segundo ano consecutivo, a Mostra de Dança, da academia Gisele Moreno Jazz, no Zulmira Canavarros, também vai destinar parte da bilheteria para a associação. São parceiros que reconhecem o trabalho da entidade sem fins lucrativos e, desde que foi criada, se mantém com doações da sociedade e a contribuição de associados.

O debate, na quinta-feira (03) com o Conselho Estadual da Mulher vai abordar as questões que envolvem o diagnóstico e tratamento da neoplasia em Mato Grosso. Os demais eventos da agenda fazem parte da programação anual da campanha: Caminhada pela Saúde das Mamas, atividades na praça Alencastro e a 11ª MACARROmamma.

Já as palestras educativas em empresas e instituições públicas são realizadas de acordo com o agendamento. Em 218, foram mais 100. As camisetas da campanha Outubro Rosa estão sendo comercializadas na sede da entidade por R$ 40,00 a unidade. Volumes maiores podem ser negociados com a diretoria. 

ESTATÍSTICA

No Brasil, o câncer de mama é o que mais atinge o sexo feminino. A última estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2018,  é o registro de 59.700 novos casos, somente em mulheres. Os homens também podem ter a doença, mas, o índice representa apenas 1% do total. Em Mato Grosso, os dados oficiais apontam 680 novos casos, sendo 220, na Capital.

Na prática, a presidente da MTmamma, Cleuza Dias, disse que a percepção é de um número maior de casos de câncer mama e há uma preocupação crescente com a detecção em mulheres jovens. “Nós atendemos mulheres muito jovens com câncer de mama e, por isso, a informação é a nossa principal arma para a detectar o problema  quanto antes. O autoexame, a visita periódica ao médico e exames específicos garantem diagnóstico precoce e salvar vidas. Com o tratamento mais rápido as chances de cura chegam a mais de 90%. Alertamos todas as gerações para as medidas de prevenção", ressaltou Cleuza Dias.

UMA DÉCADA DE LUTA

Quando a Associação de Apoio a Pessoas em Tratamento e Pós tratamento do Câncer de Mama, realizou em Cuiabá, a primeira campanha em 2010, iluminando a igreja Nossa Senhora do Bom Despacho assim como acontece em vários países, no mês de outubro, inspirou inúmeras instituições públicas e privadas. Também promove, no mês de março, a Marcha Rosa por melhorias na estrutura de atendimento de câncer em Mato Grosso.

A MTmamma, criada oficialmente, em março de 2009,  é reconhecida pelo governo do Estado e pelo município, como entidade pública sem fins lucrativos. Atualmente, tem cerca de 100 voluntários e 300 assistidas (pessoas em tratamento e pós-tratamento do câncer de mama), sobrevive com mensalidades dos associados, doações e colaboração da sociedade. 

 As assistidas participam das atividades semanais realizadas por voluntários, gratuitamente, como aulas de hidroginástica, yoga, reiki, meditação, oficinas de artesanato e customização, bate-papos mensais e grupo de psicoterapia. A MTmamma tem ainda o primeiro Banco de Perucas do Estado, disponibiliza sutiãs com bojo para as mulheres que passaram por cirurgia para retirada do seio afetado, fisioterapia, entre outros. A sede da entidade é no jardim Petrópolis, em Cuiabá. (Com assessoria)
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet