Mato Grosso,
Sexta-feira,
19 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Variedades

20/09/2019 | 08:21

Aos 76, expoente das artes plásticas Humberto Espíndola lança livro de poesia em Cuiabá

Olhar Direto

Aos 76, expoente das artes plásticas Humberto Espíndola lança livro de poesia em Cuiabá

Foto: Reprodução

Depois de queimar 320 poemas e jogar as cinzas no rio Cuiabá, como um ‘ritual de passagem’ ao decidir pelas artes plásticas, Humberto Espíndola, criador e difusor do tema bovinocultura, premiado em todo o mundo, vem a Cuiabá no próximo dia 24 de setembro, terça-feira, para lançar seu livro de poesias ‘Pintura e Verso’. O lançamento acontece junto à abertura da exposição homônima no Museu de Arte e de Cultura Popular da UFMT, a partir das 19 horas.

Humberto é campo-grandense, nascido em 1943, e cria e desenvolve o tema Bovinocultura desde 1967. O artista tem uma posição histórica no capítulo da descentralização da arte brasileira e é citado na principal bibliografia de referência - Arte e artistas plásticos no Brasil 2000 (Ed. Metalivros) – em uma seleção dos 100 principais artistas plásticos brasileiros vivos - e na ‘BrazilianArt III (UC Editora, 2002)’, entre 42 artistas.

Em ‘Pintura e Verso’, ele conta que, entre os 14 e os 18 anos, escreveu as primeiras poesias. Chegou a cursar jornalismo e a fazer parte dos principais movimentos lítero-teatrais da época. Mas, ao assistir as aulas de história da arte do professor Barontini, apaixonou-se pela pintura.
 
No livro, Espíndola ainda revela que, ao retornar a Mato Grosso, queimou mais de 320 poemas e pediu à sua irmã, Tetê Espíndola, que jogasse as cinzas no rio Cuiabá, quando decidiu se dedicar às artes plásticas.
 
Nos seus mais de 50 anos de trajetória artística, flertou com a composição musical, a interpretação, a performance, a direção de espetáculos e a produção literária, incluindo aí a poesia.

Os poemas do novo livro foram escritos a partir de 2011, quando Marcio Markendorf, professor doutor na área de literatura, escritor e ensaísta, lhe apresentou o Twitter. O artista reconheceu na ferramenta um grande potencial para a literatura, e, por meio dela, aconteceu um ‘grande encontro’. Como resultado, 77 obras acompanham 109 poemas.
 
Para Marcio Markendof, “Pintura e verso” figura como um trabalho comemorativo dos 50 anos de bovinocultura, oferecendo ao leitor outro produto criativo derivado da exploração estética da figura bovina – a escrita literária. E acrescenta: “Inspirado pelos ideais do muralismo mexicano, Humberto Espíndola produziu um tipo singular de arte na abordagem de um elemento-símbolo da cultura de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul”. Encerra a sua apresentação destacando: “o conjunto de relações evocadas até agora justifica este trabalho único na literatura brasileira e nas artes visuais, concebido como projeto verbo-visual para os fins comemorativos da arte cinquentenária da bovinocultura. O encontro da pintura e da poesia, no jogo da reinvenção artística, por fim, pede a reescrita do aforismo inicial: ‘Como na pintura, o poema-boi’”.

A editora do livro Maria Teresa Carrión Carracedo, destaca que a atualidade, a enorme carga simbólica e a força da obra de Espíndola surpreende com frequência: “Mergulhados em uma grande polêmica internacional em relação às trágicas queimadas e ao desmatamento criminoso na Amazônia, eis que o artista nos oferece em seu livro a obra ‘Devastação da Amazônia’, um óleo sobre tela de 1980 (130 x 170 cm), magnífico e icônico, pertencente ao acervo do Museu de Arte e de Cultura Popular da UFMT – o mesmo museu que ajudou a fundar na década de 1970, com a crítica de arte e animadora cultural Aline Figueiredo. E para a obra, Espíndola escreve o seguinte poema: ‘Ah esse Nortão / do mato grosso e misterioso... / Verde ainda te quero / Via sacra de quadros dolorosos / Madeiro de cruzes / e oxigênios derramados’. É impossível ficar indiferente a uma obra ou a um poema de Espíndola”.

“Penso, qual plástica ajunto a essa literatura? Na verdade, apenas cenário desse teatro existencial onde a síntese poética versus a imagem é a razão do mistério simbólico. A intuição é sempre salvadora. Este é o resultado que lhes entrego”, completa Espíndola.
 
Serviço
 
Noite de autógrafos e lançamento do livro “Pintura e verso”, de Humberto Espíndola. (Edição de luxo, limitada)
Onde: no Museu de Arte e de Cultura Popular da UFMT, em Cuiabá
Quando: 24 de setembro (terça-feira), às 19h
Valor do investimento: R$ 120
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet