Mato Grosso,
Sábado,
20 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

20/09/2019 | 09:42

Com aumento de 3,5%, preço da gasolina é reajustado nas refinarias

HiperNotícias

Com aumento de 3,5%, preço da gasolina é reajustado nas refinarias

Foto: Reprodução

Seguindo uma tendência nacional, o preço da gasolina e do óleo diesel aumentaram em 3,5% nesta quinta-feira (19). O reajuste executado nas refinarias do país foi anunciado pela Petrobras e deve ser sentido em todos os postos de combustíveis de Mato Grosso.

A variação na política de preços da estatal se dá após a disparada na cotação internacional do barril de petróleo devido a diversos ataques à Arábia Saudita - um dos maiores exportadores do mundo.

A comunicação do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de Mato Grosso (Sindipetróleo) afirmou que há três instâncias que definem o valor dos combustíveis. A primeira diz respeito à Petrobrás Refinaria, depois vem as distribuidoras e, por fim, estão os postos de abastecimento.

A variação no preço, que aumentou o valor da gasolina em 3,5%, está ligado às taxas das refinarias. Dessa forma, esse valor ainda não é a variação real que o consumidor irá perceber nos postos de combustíveis.

“É muito difícil que as distribuidoras não reajustem depois das mudanças na refinaria”, declarou o Sindipetróleo.

A variação em Mato Grosso talvez se apresente de forma mais perceptível por conta de o Estado de Mato Grosso não possuir refinarias. Tendo, assim, de importar de outras unidades federativas. À reportagem, a comunicação do sindicato do petróleo apontou que a maior parte das distribuidoras mato-grossenses adquirem os produtos de Paulínia (SP).

Panorama de aumentos

A Petrobras não tem apresentado uma política de preços constantes nos últimos meses, variando o valor dos combustíveis de forma significativa sem periodicidade.

Um levantamento da Agência Nacional do Petróleo (ANP) apontou que, em Mato Grosso, o preço da gasolina já variou 15,9% de janeiro até esta quinta-feira. A taxa é ainda maior quando considerado o óleo diesel, que registrou variação de 23,9% no mesmo período.

Segundo o último balanço da agência, o valor médio da gasolina no estado em agosto foi de R$ 4,46, enquanto o diesel foi de R$ 3,84.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet