Mato Grosso,
Quinta-feira,
18 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Culinária

30/09/2019 | 11:07

Para farofa com mais fibras, troque farinha de mandioca pela de aveia

Uol

Para farofa com mais fibras, troque farinha de mandioca pela de aveia

Foto: Reprodução

Presença confirmada em churrascos e feijoadas, a farofa é encontrada na casa da maioria dos brasileiros e, para muitos, não pode faltar no cardápio das refeições. Para facilitar a vida, algumas pessoas acabam optando pelas versões prontas vendidas nos supermercados, mas elas não costumam ser a melhor opção, já que têm altas concentrações de sódio e gordura. 

Ter cuidado na hora de escolher qual produto colocar no carrinho, ajuda a diminuir o impacto sobre a saúde, mas, o ideal mesmo é comprar a farinha e fazer a sua própria receita. Para que ela fique mais saudável deve ter pouca manteiga, margarina, bacon e linguiças, entre outros, e contar com vegetais, como cenoura e cebola, oleaginosas (as castanhas, amêndoas e nozes, por exemplo), sementes, (como as de gergelim e girassol), e ervas naturais (tais quais a salsinha e o coentro).

Independentemente de ela ser comprada pronta ou feita em casa, o ideal é não exagerar e lembrar-se que ela é fonte de carboidrato e, por isso, o ideal é não combiná-la com itens como o arroz e o macarrão —que também ofertam esse tipo de nutriente — ou diminuir as quantidades dos alimentos.

Também é recomendado consumi-la junto com proteínas e vegetais, já que eles aumentam a saciedade e controlam o seu índice glicêmico, ou seja, a velocidade com que o carboidrato presente nela é absorvido pelo organismo, evitando picos de insulina (hormônio que permite a entrada da glicose nas células), evitando um processo que leva à chamada resistência insulínica que, por sua vez, pode evoluir para diabetes. Isso sem falar que o excesso desse hormônio contribui para o aumento do apetite, o ganho de peso e o estoque de gordura corporal.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet