Mato Grosso,
Terça-feira,
23 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

02/10/2019 | 08:21

Projeto de lei prevê instalação de redes de contenção para evitar poluição em rios

Olhar Direto

Projeto de lei prevê instalação de redes de contenção para evitar poluição em rios

Foto: Reprodução

Para evitar a poluição nos rios de Cuiabá, o projeto de lei 006.2019 propõe a instalação de redes de contenção de resíduos sólidos nas saídas de canos de drenagem e nos canais da cidade. 

A implantação destas redes deverá ser realizada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, caso o projeto seja aprovado e sancionado pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).

O projeto de lei ainda dispõe que o lixo recolhido pelas redes de contenção deverão ser encaminhados para uma central de separação onde será processados os resíduos biodegradáveis, transformando-os em adubos. Ambas as secretarias estarão permitidas a realizar convênios com iniciativas privadas para que a lei seja implantada.

Na justificativa utilizada pelo autor do projeto, o vereador Zidiel Coutinho (PV) usa como exemplo a cidade Kwinana, onde é utilizada a rede com a mesma finalidade. O projeto na cidade australiana foi implantado em março de 2019 e até o momento foram recolhidos 370 kg de lixo, como embalagens de comida, garrafas e folhas de árvore.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet