Mato Grosso,
Quinta-feira,
18 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Agronegócios

06/08/2017 | 16:53

Mato-grossenses embarcaram para Missão Agrihub Israel 2017

Da Redação

Um grupo de 14 produtores rurais e colaboradores do Sistema Famato/SENAR-MT embarcaram, nesta quinta-feira (03.08), para Missão Agrihub Israel 2017. Além de divulgar o Projeto Agrihub, o objetivo é buscar conhecimento sobre novas tecnologias para o setor agropecuário e entender melhor a relação entre empresas, startups e entidades governamentais. Ao todo serão 20 reuniões de trabalho. O grupo segue cheio de expectativa em busca de conhecimento e informações.

 

Israel é um país do Oriente Médio que faz fronteira com o Líbano, a Síria, a Cisjordânia, a Jordânia e o Egito e foi escolhido por ser considerado um dos mais avançados quando o assunto é tecnologia. Apesar de ser considerado pequeno, Israel é sede de pelo menos 500 empresas somente do setor de ciências e tecnologia. Vale destacar que pelo menos 40% da verba do país é destinada ao progresso científico.

 

 

Desde a sua fundação, Israel investe em pesquisas. Primeiro para resolver as dificuldades encontradas em sua terra infértil e, depois acabou tornando-se o pioneiro em biotecnologia agrícola, irrigação por gotejamento, solarização dos solos, reciclagem de águas de esgotopara uso agrícola e utilização do enorme reservatório subterrâneo de água salobra do Negev.

Os produtores mato-grossenses que participam desta missão têm interesse em conhecer melhor todas as inovações empregadas no desenvolvimento de cada uma destas tecnologias. A ideia é trazer conhecimento e informação para agregar tanto no projeto Agrihub, como nas propriedades rurais.

 

A expectativa do grupo é grande. Uma das visitas será na Trendlines Agtech – Incubadora que descobre, investe e incuba empresas de tecnologia nas áreas médica e agrícola. As empresas escolhidas recebem apoio para maximizar suas oportunidades de sucesso. A Trendlines ajuda no planejamento de fusões e aquisições e ranqueamento em Bolsas de Valores. Desde 2007 quando iniciou suas atividades já incubou mais de 60 empresas. A meta é investir entre oito e 10 empresas por ano.

 

Outra visita que está sendo aguardada com muita expectativa é a do Centro Volcani - ARO: Organização de Pesquisa Agrícola, localizado no campus do Centro Volcani, na região de Bet-Dagan, próximo a Tel Aviv. A ARO coordena seis Institutos, responsáveis por Ciência das Plantas, Ciência Animal, Proteção de Plantas, Ciências dos Solo, Água e Meio Ambiente, Engenharia Agrícola e Ciências de Pós Colheita e Alimentos. A ARO também opera quatro estações de pesquisas em regiões diferentes do país e serve de centro de testes para produção e equipamentos agrícolas.

 

AGRIHUB - é uma rede de inovação em agricultura e pecuária formada por produtores rurais e desenvolvida pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT).

O AgriHub vem para inserir o produtor rural no processo de criação de novas tecnologias. Diferente do que aconteceu em décadas anteriores, o produtor agora tem a oportunidade de participar, opinar e testar o que será desenvolvido para ele. O AgriHub também fará a ponte entre o produtor e as startups, mentores, empresas, pesquisadores e investidores, que já possuem soluções para os problemas do campo. A intenção é promover o ajuste dessas tecnologias ao dia a dia do produtor.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet