Mato Grosso,
Sexta-feira,
29 de Março de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

11/10/2019 | 08:45

Manchas de óleo chegam a Salvador e número de cidades atingidas sobe para 8 na Bahia

Manchas de óleo chegam a Salvador e número de cidades atingidas sobe para 8 na Bahia

Foto: Reprodução

As manchas de óleo que atingem o Nordeste do Brasil desde setembro chegaram à praia de Piatã, em Salvador. A informação foi confirmada pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), órgão ligado ao governo do estado. Com isso, o número de cidades baianas atingidas subiu para oito. As demais são Lauro de Freitas, Camaçari, Mata de São João, Entre Rios, Esplanada, Conde e Jandaíra.

Manchas de óleo no Nordeste: o que se sabe sobre o problema

O Assunto #33: De onde veio o petróleo que mancha praias do Nordeste, e os danos que ele pode causar
Venezuela diz que Salles é tendencioso ao culpar o país pelo óleo nas praias brasileiras
Em Piatã, as manchas ainda são pequenas e são um pouco maior que uma moeda. Com essa ocorrência, chega a 19 o número de praias contaminadas no estado. São elas:

Salvador
Piatã;
Lauro de Freitas (cidade limítrofe – RMS):
Vilas do Atlântico;
Camaçari (47 km – RMS):
Arembepe;
Guarajuba;
Itacimirim;
Jauá;
Mata de São João (61 km – RMS):
Praia do Forte;
Entre Rios (142 km):
Subaúma;
Porto de Sauípe;
Costa do Sauípe;
Massarandupió;
Esplanada (170 km):
Baixio;
Mamucabo;
Conde (186 km):
Barra da Siribinha;
Barra do Itariri;
Sítio do Conde;
Poças;
Jandaíra (205 km):
Coqueiro;
Mangue Seco;
CAMAÇARI: vídeo mostra manchas de óleo encontradas nas praias de Arembepe e Guarajuba

Durante giro que o G1 fez na quinta-feira (10), a praia de Guarajuba, em Camaçari, foi a que estava em pior estado. No local, havia grandes quantidades da crosta grossa do óleo tomando conta da faixa de areia. Além disso, o cheiro forte – semelhante a petróleo – incomoda banhistas e atrapalha a venda dos barraqueiros.

Em Arembepe, a situação preocupa os pescadores, que não sabem como vão tirar o sustento sem poder trabalhar. Próximo as essas localidades, as praias de Itacimirim e Jauá - também em Camaçari - têm a situação menos pior.

Em Praia do Forte, que fica na cidade de Mata de São João, a situação era mais tranquila. Já em Massarandupió, local em que Marinha e Inema ainda não tinham registrado a chegada da contaminação até esta quinta, havia muitas manchas de óleo.

Manchas de óleo
CAMAÇARI: Das localidades afetadas, a praia de Guarajuba é a que tem o pior estado na região metropolitana de Salvador  — Foto: Itana Alencar/G1 BACAMAÇARI: Das localidades afetadas, a praia de Guarajuba é a que tem o pior estado na região metropolitana de Salvador  — Foto: Itana Alencar/G1 BA
CAMAÇARI: Das localidades afetadas, a praia de Guarajuba é a que tem o pior estado na região metropolitana de Salvador — Foto: Itana Alencar/G1 BA

As manchas começaram a chegar no estado em 3 de outubro, quase um mês após o início do problema no país. Mais de 150 praias já foram afetadas pelo óleo em todo o Nordeste. Há registro em todos os nove estados da região. A Bahia foi o último a ser atingido.

O Tamar suspendeu a soltura de filhotes de tartaruga, para preservar os animais que são desovados na Bahia. Segundo o Projeto, os filhotes correm risco de morte se entrarem em contato com a substância.

Na quinta-feira (10), pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) informaram que o óleo que atinge o litoral do Nordeste foi produzido na Venezuela. Apesar da afirmação dos pesquisadores, o governo de Nicolás Maduro nega que a Venezuela é responsável pelo petróleo que atinge as praias do litoral nordestino.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet