Mato Grosso,
Quarta-feira,
17 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Variedades

14/10/2019 | 08:12

Companhia de teatro de MT se apresenta em mostra no CCBB de São Paulo

Olhar Direto

Companhia de teatro de MT se apresenta em mostra no CCBB de São Paulo

Foto: Reprodução

A companhia ‘Teatro Faces’, de Primavera do Leste (239km de Cuiabá), está em cartaz com“Pedro Malasartes e o Couro Misterioso” até o dia 20 de outubro no Centro Cultural Banco do Brasil, no Centro Histórico de São Paulo, participando da programação da primeira edição da MirimM – Mostra Nacional de Teatro para Crianças Grandes e Pequenas. As apresentações acontecem aos sábados e domingos, às 15h30, com entrada gratuita, na área externa do centro cultural.

O grupo passou por uma curadoria rigorosa do jornalista e crítico infantil Dib Carneiro Neto, e foi aprovado junto às companhias convidadas da Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

O CCBB divulga a mostra como uma oportunidade de a plateia conhecer um panorama da produção das artes cênicas voltada a crianças que estão fora da capital paulista. O espetáculo do Faces revisita o ambiente dos rincões de Mato Grosso, realçando o valor da honestidade e como a ganância pode ser perigosa.

A produção bebe na fonte da cultura popular, aproximando a estética do grupo à commediadell'arte. “O que promete chamar muito a atenção do público que estiver passando pela rua no momento da peça”, descreve a curadoria.

Segundo o diretor artístico da companhia, Wanderson Lana, o impulso para criar a peça veio do pai, José Messias Lana. “Um contador de histórias por vocação”, se orgulha. Segundo ele, foi o pai quem lhe contou sobre Pedro Malasartes pela primeira vez.

“E foi então, que em 2011 surgiu o espetáculo. Foi bastante motivadora a reação do público quando nos apresentamos no Cine Teatro Cuiabá. Agora, nos vemos em um momento muito especial”, diz Lana. A companhia, por sua vez, foi criada em 2005.

Na história, que se passa no coração do Cerrado mato-grossense, um coronel, ou melhor, um rei decide dar toda a sua fortuna aquele que descobrir de que é o couro que sempre carrega nas mãos, mas cria um castigo bem cruel para aqueles que errarem: eles devem ter a cabeça cortada. Pedro Malasartes, acompanhado de um grupo de desajustados com poderes e talentos um tanto quanto esquisitos, resolve aceitar o desafio para libertar todo o povo do Cerrado, mesmo com povo nenhum acreditando nele.

“Sempre acolhemos produções artísticas de todo Brasil. Quando conseguimos ir além desses limites territoriais de Mato Grosso, o orgulho é ainda maior, pois sabemos do potencial do teatro mato-grossense. Só nos resta agarrar essa oportunidade”, comemora o diretor.

“A Mostra de Teatro Mirim do CCBB é uma das grandes conquistas para o Teatro Faces que fará parte de uma importante programação da capital paulista, a primeira em uma das maiores cidades da América Latina”, completa.

A MiriM acontece de 13 de setembro a 15 de dezembro de 2019 no CCBB, em São Paulo. A peça mato-grossense entrou em cartaz no último dia 4 de outubro, e segue até dia 20.

A curadoria do evento é do jornalista e crítico de teatro infantil Dib Carneiro Neto, e a mostra oferece ao público a oportunidade de conhecer um panorama da produção das artes cênicas para crianças fora da capital paulista. Além das apresentações, a mostra, que tem patrocínio do Banco do Brasil, também é composta por oficinas mediadas pelos grupos e mesa de debates. Toda a programação tem entrada franca e é aberta ao público.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet