Mato Grosso,
Quinta-feira,
25 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Geral

14/10/2019 | 09:10

Equatorianos comemoram acordo com governo nas ruas de Quito

Equatorianos comemoram acordo com governo nas ruas de Quito

Foto: Reprodução

O governo do Equador e o movimento indígena do país chegaram a um acordo neste domingo (13) para revogar o controverso decreto que eliminou os subsídios aos combustíveis, pondo fim a onze dias de manifestações nas ruas. As informações são do jornal equatoriano El Universo.

O governo anunciou que elaborará um decreto para substituir o 883, que provocou os protestos. O pacto com o movimento indígena alcançado com a mediação da ONU (Organização das Nações Unidas) e da Conferência Episcopal.

Comemoração nas ruas

Milhares de equatorianos lotaram as ruas de Quito para comemorar a resolução. 

Famílias inteiras, inclusive com crianças de pijama e com bebês nos braços, saíram às ruas em passeata. No parque de El Arbolito, epicentro dos distúrbios na capital, milhares de manifestantes gritavam insistentemente: "Sim, é possível".

Ficaram para trás os dias de batalha campal contra as forças de segurança, conflitos marcados por pneus em chamas, cortinas de fumaça e muito gás lacrimogêneo.

Na região que deu lugar à festa, os manifestantes começaram a recolher as barricadas que serviram de proteção, especialmente nos últimos dias, quando os protestos se tornaram ainda mais violentas e com forte repressão policial.

'Viva a união do povo organizado'

Centenas de indígenas festejaram a "vitória da luta popular" no lado de fora da Casa de Cultura - centro cultural dirigido pelo governo - com bailes nos quais mostravam suas lanças e faziam soar os tambores aos gritos de: "O povo unido, jamais será vencido".

"Viva a união do povo organizado", gritavam ao mesmo tempo que tocavam instrumentos ancestrais.

O festejo foi sentido tanto dentro como fora da Casa de Cultura, ponto de encontro dos indígenas desde a segunda-feira passada, quando milhares chegaram do interior do país para protestar contra o aumento dos preços dos combustíveis.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet