Mato Grosso,
Quinta-feira,
25 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Variedades

17/10/2019 | 10:10

A importância do debate sobre câncer de mama e colo do útero é tema de encontros no Arsenal

Redação TVmaisnews

A importância do debate sobre câncer de mama e colo do útero é tema de encontros no Arsenal

Foto: Reprodução

Faz parte da prática de amor próprio o auto cuidado, de forma que, em uma sociedade na qual as mulheres são ensinadas a se colocarem em segundo plano, é fundamental pensar eventos de conscientização e suporte para questões que tratem do bem-estar delas. Dialogando com isso, o Sesc Saúde Mulher abre as portas do Sesc Arsenal para o “Saúde Mulher em debate”. Uma programação em alusão ao Outubro Rosa, que é o mês dedicado à campanha de alerta à sociedade sobre o câncer de mama e colo do útero.

O evento acontece em dois dias, no teatro do Arsenal, na sexta-feira (18), às 18h30 e no sábado (19), das 08h às 16h. A participação é gratuita e garante certificado de participação. No primeiro dia a programação será mais curta, com credenciamento às 18h30 e abertura marcada para às 19h. Clique aqui para fazer a inscrição.

CONSTRUINDO DIÁLOGOS DURANTE A PROGAMAÇÃO

Na sexta-feira (18), a proposta é compartilhar com o público o projeto itinerante Sesc Saúde Mulher e introduzir a discussão sobre o câncer de mama e colo de útero, a partir as 19h50. Já no sábado (19), tem a segunda etapa de credenciamento, logo pela manhã, às 8h e segue o dia todo com muitos diálogos e vivências. A programação será voltada para mesas redondas.

As mesas redondas seguirão uma linha de debate com enfoque na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama e colo de útero em uma abordagem multidisciplinar. Dentre os palestrantes, haverá profissionais das áreas de medicina, enfermagem, educação física, serviço social, nutrição e psicologia.

A primeira mesa redonda começa às 08h15. Especialistas irão discutir junto ao público os possíveis fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama e colo do útero bem como fatores de proteção contra a doença.

A próxima mesa começa às 10h, segue a hora de falar sobre exames diagnósticos para a detecção do câncer de mama e colo do útero, o monitoramento de ações de detecção precoces do câncer de mama, e discutir sobre as barreiras sociais para o diagnóstico precoce.

Terminando o evento, a última mesa que se inicia às 14h,será sobre o cuidado interdisciplinar, abordando o suporte psicológico nas diferentes fases: diagnóstico, tratamento e cuidados paliativos e a importância da atenção de enfermagem para minimizar os efeitos colaterais do tratamento.

O evento se encerra com apresentação do projeto deimplementação do centro de exercícios físicos no Hospital do Câncer de Mato Grosso, (HCan/MT),tendo o enfoque no exercício físico como tratamento não farmacológico do câncer.

OUTUBRO ROSA

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

SESC SAÚDE MULHER                                                  

O Sesc Saúde Mulher é composto por unidades móveis que realizam exames para prevenção de câncer de mama e colo de útero, além de ações educativas para a promoção da saúde. Os exames oferecidos nas unidades são: mamografia e citopatológico (exame preventivo).

Até setembro de 2019, o Sesc Saúde Mulher em Mato Grosso realizou 1.009 ações de educação em saúde. Além de 2.561 exames preventivos de citopatológicos, (papnicolau) e 2.992 atendimentos de mamografia. Foram quatro cidades atendidas no estado, sendo elas: Cuiabá, Nortelândia, Poconé e Várzea Grande.

Confira Programação Completa:

18/10/2019 (sexta-feira)

18h30 – Credenciamento

19h – Abertura

19h20– Apresentação projeto itinerante Sesc Saúde Mulher (coordenadora de saúde e assistência Sesc Mato Grosso Sarah Heitz)

19h50 – Palestra magna: Câncer de mama e colo do útero (Médico Ginecologista e Obstetra Luciano Florisbelo)

20h50 – Degustação de quitutes

19/10/2019 (sábado)

8h – Credenciamento

8h15– Mesa Redonda: Fatores de risco para o câncer de mama e do colo do útero

Uso de contraceptivos orais/reposição hormonal e câncer: Qual a relação?
(Médica Mastologista/Ginecologista e Obstetra Fabiana Muniz)

Obesidade como fator de risco para o desenvolvimento do câncer (Prof. Dra Tatiana Bering)
Papel da atividade física na prevenção do câncer (Prof. Fabrício Voltarelli, PhD)

9h45– Intervalo

10h – Mesa Redonda: Exames diagnósticos

Exames diagnósticos para detecção do câncer de mama e colo do útero (Cirurgião Oncologista Willian Camarço)

Monitoramento das ações de detecção precoce do câncer de mama SISMAMA (Médica Ginecologista e Obstetra Aline Montresor)
Barreiras sociais para a detecção precoce do câncer de mama (Assistente social Renata Moreira)

11h30 – Intervalo de Almoço

14h – Mesa Redonda: Cuidado interdisciplinar

Suporte psicológico nas diferentes fases: diagnóstico, tratamento e cuidados paliativos (Prof. Fabiane Espindola)

Cuidados de enfermagem: como minimizar os efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia (Enfermeira Oncologista Samira Leão)
Implementação do centro de exercícios físicos no HCan/MT: Exercício físico como tratamento não farmacológico do câncer (Prof. Fabrício Voltarelli, PhD)
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet