Mato Grosso,
Sexta-feira,
26 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Variedades

17/10/2019 | 10:39 - Atualizada em 17/10/2019 | 12:44

Mais de 300 consultas para pacientes do SUS vão ser realizadas em 19 de outubro

Redação TVmaisnews

Mais de 300 consultas para pacientes do SUS vão ser realizadas em 19 de outubro

Foto: Reprodução

O Hospital Estadual Santa Casa em parceria com a MTmamma amigos do peito, a Associação  Apoio a Pessoas em Tratamento e Pós-tratamento do Câncer de Mama de Mato Grosso  vai realizar mais de 300 consultas em mastologia, além de exames de mamografia e ultrassom de mama durante o mês de outubro. 

O evento contou com a presença do governador Mauro Mendes, do secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, da diretora do Hospital, Danielle Carmona, a presidente da MTmamma, Clueza Dias, voluntárias e assistidas (as pessoas que recebem apoio da entidade) que uniram esforços para fortalecer essa importante causa. A iluminação rosa do prédio do hospital marcou a adesão oficial à campanha.

A presidente da MTmamma, Cleuza Dias, destacou a parceria com a Santa Casa para agilizar o atendimento de pacientes que aguardam a regulação da consulta pelo Sistema Unico de Saúde (SUS). "Garantir a possibilidade de mais de 300 pessoas, principalmente, mulheres,  mas, os homens também têm que se prevenir, é uma forma de reduzir a fila do SUS. Todos nós sabemos que nem sempre, a consulta é realizada com urgência que  caso exige. Por isso, é fundamental que estas consultas sejam realizadas e se necessário, e, se for o caso, os exames específicos viabilizados com rapidez", frisou Cleuza Dias, 

“O Outubro Rosa é um mês para chamar a atenção dessa importante campanha que é desenvolvida em todo o Brasil e será realizada no Estado de Mato Grosso para prevenir uma doença que, se diagnosticada precocemente, há uma grande probabilidade de ter cura definitiva. Ao logo deste mês, nós vamos, aqui no Hospital Estadual Santa Casa e nas nossas unidades de todo o Estado, fazer uma grande campanha, mutirões para fazer exames, consultas e diagnóstico para que nós possamos prevenir e dar respostas objetivas a nossa população”, afirmou o governador  Mauro Mendes.

Secom-MT

Santa Casa no Outubro Rosa
 

Ele recebeu da assistida da associação,Vânia de Souza, o laçinho na cor rosa, símbolo mundial da campanha. Vânia que veio do Maranhão e já passou pelo tratamento do câncer de mama, falou sobre o acolhimento que encontrou na MTmamma e de como isso foi positivo para superar a fase mais difícil da doença. "Na MTmamma nós encontramos quem enfrenta o mesmo problema e juntas unimos nossas forças para superar. São minha irmãs é como se fosse minha segunda família",ressaltou a pedagoga.

Mutirão em 19 de outubro

Em Mato Grosso, a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica estima que 680 novos casos de câncer de mama podem ser diagnosticados para cada ano do biênio 2018-2019, com risco estimado de 48,98 casos a cada 100 mil mulheres em todo Estado.

Diante desses dados, o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, ressaltou que os trabalhos voltados para saúde da mulher serão intensos durante todo o mês de outubro, não apenas no Hospital Estadual Santa Casa, mas também em outras unidades de saúde do Estado.

“Queremos intensificar as ações das consultas ambulatoriais, realizando, aqui no Hospital Estadual Santa Casa, uma média de 300 exames neste mês e atendendo todas as pacientes que necessitarem de mamografia, ultrassonografia e a consulta com mastologista. Em relação aos demais municípios, todos os nosso Hospitais, principalmente aqueles que tem capacidade para tratar dessa doença, como é o caso do Hospital Regional de Cáceres, estaremos realizando procedimentos para a identificação do diagnóstico precoce do câncer mama”, explicou o secretário.

Os números mostram que, apenas em Cuiabá, são estimados aproximadamente 220 casos novos da doença, com um risco de 67,89 diagnósticos para 100 mil mulheres; o câncer de mama representa um percentual de 27,5% do total de casos da neoplasia. Além disso, dados mostram que as mulheres devem estar atentas não apenas à mama, mas também ao câncer de colo de útero e cólon reto, que aparecem entre os mais incidentes.

A Diretora do Hospital Estadual Santa Casa, Danielle Carmona, destacou que o mutirão de exames específicos para identificação do câncer precoce será realizado. “Sabemos da necessidade da prevenção e do diagnóstico, então já temos programado um mutirão de consultas, para atender 300 pacientes em consultas em mastologia, no dia 19 de outubro. Deste quantitativo, faremos os exames diagnósticos que forem necessários”, explicou.

 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet