Mato Grosso,
Quinta-feira,
25 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

08/08/2017 | 19:23

Agricultores ganham kits de irrigação para a fomentar a cultura de hortaliças sem agrotóxicos.

Da redação

A Prefeitura de Acorizal,  por meio de uma parceria da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente com o Ministério da Agricultura conseguiu para Acorizal 20 kits de irrigação .De Acordo com o Secretário Cassio Mesacasa o sistema não irá gerar custo de energia “ Todo processo é por gotejamento, cada kit atende 500 metros quadrados de horta, que por ser por gravidade não vai gerar custo nenhum de energia para o produtor”.

Seis kits serão encaminhados para o Assentamento Zé da Paes, para as famílias que forem trabalhar no plantio de hortaliças.  Outros 4 kits serão utilizados nas chamadas hortas didáticas, que conforme o secretário Cassio deverá contemplar 4 escolas do município. “ Infelizmente  a gente não vai conseguir atender a todas as escolas, por isso vamos  nos reunir com os diretores, explicar o projeto e firmar um compromisso com eles, porque a gente vai instalar os kits, dar assistência técnica por meio da Empaer” frisou

O prefeito Clodoaldo Monteiro, ressaltou a importância de fortalecer a agricultura familiar e falou do projeto das hortas comunitárias. “ Nós queremos realizar esse projeto das hortas comunitárias, onde vamos aproveitar os terrenos baldios dos bairros, preparar a terra e cultivar uma horta para a comunidade daquele bairro onde os moradores é que irão zelar. Esses kits que nós ganhamos, também vão ser usados nessas hortas. Nós já vamos encaminhar esse projeto para a Câmara Municipal, pra que o quanto antes isso possa ser implanto. Assim a gente resolve a situação dos terrenos baldios e ainda propicia uma melhor alimentação aos moradores” destacou

O Supervisor Regional da Empaer, Liduino João de Lima, explicou que a Empaer irá dar todo suporte necessário para os produtores que irão receber os kits, tanto no assentamento, quanto nas hortas. “ Nós vamos auxiliar pra que antes dos produtores plantarem eles tenham noção básica da horta, vamos ajudar a montar os kits e dai traçar um cronograma de visitação aos produtores que forem receber os kits e produzirem as hortas. O principal objetivo é a segurança alimentar da família, ter sua alimentação saudável sem agrotóxico e o excedente se possível vender”.

Os kits de irrigação somam cerca de 30 mil reais.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet