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08/11/2019 | 09:19

Filhos pequenos de celebridades faturam até R$ 300 mil

Veja.com

Filhos pequenos de celebridades faturam até R$ 300 mil

Foto: Reprodução

Resultado de um aguardado e bem-sucedido processo independente de fertilização in vitro, Enrico Bacchi já existia no mundo virtual antes mesmo de ter uma certidão de nascimento. Empolgados com a gestação, fã-clubes da futura mamãe, a modelo Karina Bacchi, fizeram perfis em redes sociais em homenagem ao futuro bebê. Os primeiros passos do garoto seriam tão compartilhados quanto a gravidez de Karina. Para ter controle da situação e se tornar ela própria a responsável por divulgar conteúdo sobre a criança, a modelo criou a arroba oficial do filho no mesmo dia em que deu à luz. Hoje com 2 anos e 3 meses de pura fofura, Enrico soma 2,5 milhões de seguidores no Instagram (o público cresce ao ritmo de 3 100 novos fãs por dia). “Ele é a maior realização da minha vida, e as pessoas o receberam com muito carinho”, diz a mãe. “Eu me senti na obrigação de retribuir essa chuva de amor.”

O DNA da mamãe transmitiu a ele os olhos azuis e uma boa parte do público que já a acompanha pelas redes sociais (Karina tem quase 7 milhões de seguidores no Instagram). Com tanta gente interessada na rotina do menino, logo a exposição virou um negócio. O bebê é atualmente um grande anunciante de roupas infantis. Um pacote de posts patrocinados com o garoto custa a partir de 30 000 reais. “Todo trabalho respeita o tempo e a vontade dele”, garante Karina. “Por esses dias, o Enrico acordou às 4 e meia da manhã e pediu para fazer foto, uma das atividades que mais ama.”

Quando a agenda exige a presença do menino em um evento, como o lançamento de uma nova coleção, ele aparece apenas no fim para posar para as fotos. Nos ensaios feitos em estúdio, Enrico é o primeiro a ser clicado para ser liberado mais cedo. Karina, é claro, derrete-se com o resultado das imagens: “Ele não é lindo?”.

A corujice dos pais por seus rebentos ganhou uma escala inédita na era digital. O fenômeno deu origem a um termo próprio: “sharenting”, a soma de share (compartilhar) e parenting (criação). Segundo uma pesquisa da empresa europeia de segurança digital AVG, três de cada quatro crianças com menos de 2 anos têm sua imagem publicada na internet. A idade do filho interfere no ímpeto pela busca por curtidas, como mostra uma pesquisa com 1 300 pais americanos feita pelo aplicativo Local Babysitter. Os pais de filhos com menos de 6 anos postam 2,1 imagens por semana; dos 7 aos 13 anos, detecta-se uma queda na corujice: 1,9 conteúdo por semana; quando o filho completa 14 anos, a postagem se reduz a 0,8.

                                          
 VALENTINA MUNIZ, 5 anos
2,7 milhões de seguidores.
Pais: Mirella Santos e Wellington Muniz
VALENTINA MUNIZ, 5 anos
2,7 milhões de seguidores.
Pais: Mirella Santos e Wellington Muniz (./.)

No caso dos filhos de famosos que puxam a onda das celebridades mirins do mundo digital, o interesse do público também segue a mesma lógica: quanto mais novinhos, mais curtidas. Valentina Muniz, filha da modelo Mirella Santos e do humorista Wellington Muniz, o Ceará, nasceu em agosto de 2014.

No começo, ela abrilhantava as redes sociais dos pais e lhes rendia chuvas de likes. Mas, como na internet o que é postado sai do controle, fãs criaram perfis para replicar imagens e vídeos de Valentina. Diante disso, o casal decidiu abrir a conta oficial meses antes de a filha completar 2 anos. Agora com 5 anos, a menina soma 2,7 milhões de seguidores no Instagram. Valentina acostumou-se a ter uma câmera de celular voltada para seu rosto a cada passo que dá.

No canal do YouTube de Mirella, o público assiste pelo smartphone ao dia a dia da criança, como a nova decoração do quarto (cama grande, inicial do nome colocada na parede e minicamarim) e a visita do Papai Noel na noite de Natal (a filha deu bronca na mãe por sentir-se dedurada quando Mirella disse ao bom velhinho que ela teria se comportado “mais ou menos”). Uma campanha com Valentina e os pais varia de 100 000 a 300 000 reais, a depender do número de posts e diárias de estúdio.

Davi Lucca, de 8 anos, filho de Neymar com a modelo Carol Dantas, deixou de ser coadjuvante nas redes sociais dos pais para andar com os próprios pés na internet em 2015, quando seu Instagram foi inaugurado. O menino não faz propaganda em sua conta pessoal, mas “participa” de campanhas ao lado dos pais. Sua mãe, aliás, registra aumento de mais de 100% de likes quando posta foto com o filho. A rotina à la reality show também encontra terreno fértil com a apresentadora Sabrina Sato, que escolheu adotar outro caminho: ela não criou conta própria para a filha, de 11 meses, mas estrela dezenas de propagandas com a criança. Zoe, aliás, aparece em produções caprichadíssimas de marcas como Dolce & Gabbana e Burberry.

             
 DAVI LUCCA, 8 anos
1,4 milhão de seguidores
Pais: Carol Dantas e Neymar
DAVI LUCCA, 8 anos
1,4 milhão de seguidores
Pais: Carol Dantas e Neymar (./.)

Em décadas passadas, antes da existência das redes sociais, o mais comum era os filhos de celebridades fugirem dos paparazzi, como ilustra bem a história de Sasha. Em 1998, o nascimento da menina rendeu uma matéria de dez minutos no Jornal Nacional. A filha de Xuxa e Luciano Szafir cresceu — e detestou ser seguida por fotógrafos a caminho da escola. Ela passou a adolescência tentando se esconder e relutou em ter uma rede social — só abriu perfil em 2016. Agora, aos 21 anos, mudou de postura e decidiu ganhar a vida como influenciadora digital.

O advento das celebridades mirins da era digital esquentou o debate que existe em torno da exposição de crianças nas redes. A discussão fica mais viva a cada momento em que uma supercelebridade dá à luz. Ao postarem imagens da filha recém-nascida, Clara Maria, os atores Tata Werneck e Rafael Vitti foram criticados por alguns. Tata respondeu de forma irônica em uma legenda da foto, como se a menina tivesse escrito: “Chega de exposição. Vocês estão querendo ‘publis’ às minhas custas. Quando eu fizer Malhação, vou expor toda a verdade para a galera do Vídeo Show”. Mas há, de fato, filhos que confrontam os pais. Em março, a atriz Gwyneth Paltrow postou uma foto de Apple, de 14 anos, com uma máscara de ski. A garota se sentiu invadida e deu uma bronca em Gwyneth nos comentários da imagem: “Mãe, já conversamos sobre isso. Não poste nada sem meu consentimento”.
                  
 CURTIDAS E DESCURTIDAS – Filha de Xuxa e de Luciano Szafir, Sasha apareceu em algumas reportagens quando era bem criança, mas depois tentou fugir da exposição; Tata Werneck e Rafael Vitti foram criticados por mostrar a recém-nascida Clara Maria; Sabrina Sato cria looks grifados para Zoe brilhar no Instagram
 
Por mais irresistível que seja publicar fotos de filhos, os pais têm de encontrar um limite. “Se uma criança tem até 2 anos, seus responsáveis precisam decidir em seu nome sem esquecer de evitar conteúdo do qual a criança se envergonhe no futuro, como imagens em que aparece tomando banho”, diz a VEJA Joanne Orlando, professora de efeitos sociais dos usos da tecnologia em crianças da Western Sydney University. De acordo com a especialista, a partir dos 4 anos a criança deve ser consultada se gostou da imagem e autorizar a sua publicação.

Para Cristiano Nabuco, coordenador do grupo de dependências tecnológicas do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo, como a criança não tem a personalidade formada, muitas vezes replica comportamentos como um modo de ser aceita — imita poses, roupas e a maneira de falar. “Pode-se criar um padrão de expressão voltado para a aprovação alheia”, alerta. Karina Bacchi diz estar ciente dos problemas. “Ao fazermos a escolha de postar, temos de assumir o risco do que isso pode acarretar para a frente. Hoje, sei que ele adora e é feliz.” Até lá, segue faturando com o sharenting: a modelo acaba de estrear um reality show no YouTube que mostra a rotina de sua família.
 
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