Mato Grosso,
Sábado,
20 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

14/11/2019 | 10:35

Indígenas ocupam sede do Dsei em Cuiabá para cobrar atendimento médico em aldeias

G1 MT

Indígenas ocupam sede do Dsei em Cuiabá para cobrar atendimento médico em aldeias

Foto: Arquivo pessoal

Um grupo de índios ocupa, na manhã desta quinta-feira (14), a sede do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), no bairro Goiabeiras, em Cuiabá, e questiona a atual situação da saúde indígena em Mato Grosso.

Segundo os índios, as atuais medidas do governo federal prejudica comunidades e profissionais.

Representantes dos dez povos atendidos pelo Dsei de Cuiabá estão na mobilização: Boe Bororo, Balatiponé Umutina, Kurâ Bakairi, Miki, Manoki, Enawene Nawe, Nambikwara, Guató, Chiquitano, Haliti Paresi.

Para os povos indígenas, a 'atual conjuntura apresenta ameaças sérias à vida das populações indígenas da região'.

“De acordo com a organização da mobilização, a circunstância atual tem apresentando cada vez mais, perdas de direitos e a escassez de atendimento nas áreas indígenas”, disseram os indígenas em nota.

Conforme os índios, os contratos dos prestadores de serviço na saúde indígena estão todos parados aguardando a sinalização da Secretaria de Saúde indígena – integrante do Ministério da Saúde.

Ainda de acordo com eles, desde agosto alguns profissionais deixaram os cargos e até o mês atual, não houve novas contratações.

A situação teria causado precariedade no atendimento nas aldeias. Outra questão discutida pelos indígenas é o teto orçamentário da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

Os indígenas dizem que a redução no orçamento vai afetar as aldeias que, em muitos casos, estão distantes das cidades e recebem atendidos no local.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet