Mato Grosso,
Segunda-feira,
6 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Especial Tvmais

18/11/2019 | 10:25 - Atualizada em 18/11/2019 | 10:38

Correr não tem idade, aos 64 anos Raimunda inspira muitas pessoas com o esporte e o alto astral

Geiseane Lemes - Repórter TV MaisNews

Correr não tem idade, aos 64 anos Raimunda inspira muitas pessoas com o esporte e o alto astral

Foto: Reprodução

Aos 64 anos de idade, ela corre como todo brasileiro, dentro e fora de casa na rotina diária. Porém, Raimunda Santiago quis ir além, começou a correr de verdade, como esporte e competição. Rai, como é conhecida, tem sido inspiração para muitas pessoas e, as suas participações nas competições estão nas redes sociais, afinal, ela também é conectada.

Em tempo quando muito se fala em aposentadoria, ela está preocupada com o bem-estar e a busca pela saúde porque “estar idoso” não significa mais estar aposentado e parado.  Mãe de três filhos, todos casados, avó de três netas, e muito participativa na vida delas, precisa de muita disposição.

Alegria é o apelido que ganhou na faculdade, de família nordestina, Raimunda esbanja simpatia, alegria e não perde um encontro dos amigos que praticam esporte.
 
  • A corrida nasceu após uma perda
                           
Em 2014, após o falecimento do marido, ela ficou depressiva.  E um ano depois começou a prática de corrida, em julho de 2015. De lá para cá, a distância tem aumentado cada vez mais.

Em Mato Grosso, participou de 73 corridas, entre corridas de rua e trilhas. No Rio de Janeiro concluiu 3 corridas, em Arraial do Cabo, também no Rio de Janeiro foram 2 participações. Correu também em Natal, Santa Catarina, Jericoacoara-CE e fora do Brasil, chegou a correr em Santiago, no Chile.
 
Falando em corrida, a minha preferência são as corridas nas trilhas. Tem mais aventura!”
 
  • Antes da corrida
Eu sempre fui uma pessoa muito agitada, alto astral. Na minha infância, ao invés de brincar de bonecas, ela costumava ir com o seu irmão nas competições de bicicletas. Fui esposa por 40 anos do mesmo marido (risos)”.

Católico praticante, Rai ainda é Ministra Extraordinária da Sagrada Comunhão. E garante que faz tudo com muito amor e alegria.
 
  • Sem rotina de treinos
Ela não treina, diz que o dia a dia busca atividades para movimentar o corpo, faz aula de zumba, se reúne com os amigos que correm e onde tem aula de dança ela está. “Treino no dia e hora que consigo. Como uma boa nordestina, não pode faltar também o forró, amo dançar”.
                
Raimunda participa também de canoagem e garante que o esporte proporcionou para a sua vida mais saúde, novas amizades, oportunidade de conhecer vários lugares diferentes até mesmo as culturas locais.
                             
O esporte faz bem para o corpo, e interagir com as pessoas, faz bem para a alma. A minha finalidade no esporte, não é competir e sim me divertir”.
 
  • De onde vem a sua inspiração?
Ela diz eu sua inspiração pelas corridas é atleta cuiabana NADIR SABINO. “A corrida mais emocionante para mim, foi a minha primeira meia maratona 21k, no Arraial do Cabo - RJ. Corrida em trilha, muitos morros, areião das  praias, pedras, lama, mata fechada. Mais foi emocionante, tive o apoio e incentivo da minha filha Eliane Cristina Alves, que me acompanhou todo o percurso”.
Acordar cedo ao sábado para o treino que começa às 6h da manhã não é para qualquer pessoa, e sim para quem tem disposição.

No último feriado, 15 de novembro, ao invés de descansar, levantou peso com os alunos da academia Iron Fitness no Parque Tia Nair, no aulão especial “Novembro Azul”. “Foi simplesmente espetacular! Galera Show! Gratidão ao Senhor! ”. Publicou no Instagram.


Uma história que inspira vale à pena ser contada. Raimunda é um exemplo de superação na vida e a certeza que a prática do esporte pode trazer de volta a vida, conquistar amizades e traçar desafios para serem superados.

Meu próximo desafio com a graça e proteção de DEUS, é participar de uma maratona 42k”. Finaliza.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet