Mato Grosso,
Sábado,
20 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Variedades

27/11/2019 | 08:35

Secretaria de Cultura recebe exposição 'Festa de Santo' em Cuiabá

Redação TVmaisnews

Secretaria de Cultura recebe exposição 'Festa de Santo' em Cuiabá

Foto: Reprodução

Depois de uma temporada no saguão da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT), a exposição “Festa de Santo”, do fotógrafo Nilton Amorim de Carvalho, chega ao salão do Clube Feminino, sede da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Cuiabá.

A abertura foi na terça-feira (26). A exposição segue até 27 de dezembro no local e tem entrada gratuita. São 180 fotos selecionadas pela curadoria do fotógrafo amador, vice-presidente da Federação Mato-grossense de Siriri e Cururu, Nilton Amorim de Carvalho, mas ele diz que seu acervo já passa de 26 mil registros documentais de festas de santos por todos estado de Mato Grosso.

Leia também: Perda auditiva pode provocar ansiedade, estresse e até depressão, alerta fonoaudióloga

Natural de São Pedro de Joselândia, a história de Nilton com a tradição dos eventos religiosos e culturais foi construída desde a infância, porém o despertar pelo registro aconteceu em 2013.

As vestimentas de chita, a decoração com materiais naturais, como o bambu, os adornos nos altares de santo.

De acordo com Nilton, um olhar mais atento e se percebe o passar do tempo na transformação da cultura popular. E em imagens ele vai contando histórias de datas simbólicas e de devoção de comunidades tradicionais de Mato Grosso.
 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet