Mato Grosso,
Sexta-feira,
19 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Variedades

28/11/2019 | 11:24

MISC realiza ciclo de palestras sobre história da população afro-brasileira e racismo estrutural

Redação TVmaisnews

MISC realiza ciclo de palestras sobre história da população afro-brasileira e racismo estrutural

Foto: Reprodução

Encerrando o mês de atividades alusivas ao Dia Nacional da Consciência Negra, o Museu da Imagem e do Som – Lázaro Papazian realiza neste sábado (30) a “Kizomba – Rota da Ancestralidade”, um ciclo de palestras e manifestações culturais afro-brasileiras. O evento é gratuito e acontece das 8h às 21h.

“Kizomba é uma provocação, por que se estuda muito a influência portuguesa, italiana, espanhola em tudo e não a africana. Estamos indo para o quinto ano do evento e temos pesquisas, levantamentos que apontam por onde nossos ancestrais passaram e quem eram. Queremos recuperar o elo entre nós e nossos ancestrais, proporcionar um reencontro por meio da pesquisa, da possibilidade de levar conhecimento ancestral para a população de Cuiabá”, comenta o coordenador do MISC, Cristovão Luiz.

O dia se inicia com um cortejo da Igreja do Rosário para a Capela de São Benedito. A inserção destes pontos tão representativos para a cultura afro-brasileira em Cuiabá marca o fim da programação de valorização da cultura afro-brasileira em Cuiabá de forma simbólica, já que foi na lavagem das escadarias que a programação se iniciou.  

Em seguida, às 9h30, o professor Bruno Pinheiro Rodrigues, docente da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) bate um papo com os presentes sobre “A História da População Afro-brasileira em Cuiabá”.

Dando prosseguimento a programação matutina, o presidente da Comissão de Defesa da Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Aurélio Augusto Gonçalves da Silva Júnior palestra sobre “Racismo e Responsabilidade Histórica do Estado Brasileiro”, finalizando o ciclo da manhã às 11h30.

A programação retorna às 16h com uma roda de capoeira Angola e segue com a palestra “Vínculo Pertencimento Negro no Centro Histórico de Cuiabá”, ministrada por Gabriela Rangel, membro do projeto Psicanálise na Rua. Na sequência, Adriana Rangel, também do mesmo projeto conversa com os presentes sobre “Racismo Institucional no Brasil”.

Encerrando as atividades, Silvana Pérola Negra comanda o sarau e uma conversa sobre “Tabuleiros das Negras e as Negras de Tabuleiros no Centro Histórico: Uma Prática Contemporânea”.

Toda a programação é gratuita e não necessita de inscrição prévia. (Com assessoria)
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet