Mato Grosso,
Quarta-feira,
24 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Variedades

05/12/2019 | 10:27 - Atualizada em 05/12/2019 | 11:03

Evento: Basta a culpa não é sua acontece em Cuiabá para debater temas sobre as mulheres

Redação TVmaisnews

No próximo dia 21 de dezembro será realizado, em Cuiabá, o evento "Basta a culpa não é sua", no ginásio Verdinho, a partir das 14h. O evento acontece através do Instituto da familia e idealizado pelas mulheres do projeto "Mulher + Q vencedoras". Está confirmado a presença representantes de vários municípios do Estado, autoridades nacionais  e estaduais. Será ministradas várias palestras  abordando sobre  os temas violência domésticas, abuso sexual, relacionamentos abusivos , e como ter uma familia sadia.

"Somos sabedoras que quando se aproximam as datas festivas a estatística  da violência  contra a mulher aumentam. O intuito desse evento é orientar o publico como ajudar  a combater esse câncer que está no meio da família que é a violência contra a Mulher". Disse a presidente do projeto Kall Marçal. 

O objetivo é fazer o chamamento das lideranças religiosas , dos funcionarios de empresas privadas , servidores  publicos,agentes comunitarios , profissionais  da beleza,conselheiros tutelares ,para que quando se depararem com essas situações saber como orientar essas vítimas.

"É o momento de união independente de cor raça e religião e sigla partidária, temos que ter um só propósito o de salvar vidas". Alerta KalL Marçal.

O evento contará também  com a presença da equipe da secretaria Nacional  da mulher  e na oportunidade estaremos homenageando 25 personalidades  que São parceiras da causa da mulher,com o titulo " amiga da mulher "   .

Mulheres+ Q Vencedoras

Focado em estimular mulheres de diferentes idades, o Projeto Mulheres+ Q Vencedoras possui ações voltadas ao autoconhecimento da mulher, e está focado em promover sua maior participação no cenário empresarial, político e social, que pode ser expressa numa qualificada inserção no mercado de trabalho, ascensão profissional, salarial e na mais ampla presença dela em cargos de poder e decisão.

Parte-se do conceito de empoderamento que defende a transformação de um indivíduo em agente ativo, estando a mulher no centro desse processo. Nesse nível, e a partir de um projeto pessoal de ganho de poder e autonomia, a mulher começa a desafiar as barreiras e dificuldades que encontra.

A partir de um ciclo de palestras voltadas ao empoderamento feminino, o Projeto Mulheres + Q Vencedoras busca estimular mulheres de diferentes idades, sem restrição às condições socioeconômicas e étnicas, para atuarem como protagonista de seu próprio crescimento, além de atuar como agentes de transformações sociais, tornarem-se multiplicadoras do empoderamento feminino. Apresenta sugestões às autoridades governamentais prestadoras de serviços públicos para execução de obras que visem o bem estar e emocional de famílias chefiadas por mulheres. 

O presente projeto tem por finalidade a prevenção da violência doméstica contra a mulher e seus dependentes, com ações no Estado de Mato Grosso, tendo em vista o contato direto com a comunidade e as possíveis vitimas que estão condicionadas a situação de violência de qualquer espécie, orientando-as sobre seus direitos constitucionais e medidas cabíveis para as respectivas situações, amparadas e reconhecidas pela lei.

Promover, criar e estimular ações que valorizem e empoderem as mulheres vitimas de Violência Doméstica.  Criar instrumentos de apoio às mulheres vítimas de violência doméstica, assim como às suas respectivas famílias.  Implementar programas voltados para o combate à discriminação às mulheres, independente de idade, raça/etnia, credo ou orientação sexual.  Prestar atendimento psicológico às mulheres e suas famílias.  Gerar meios, através de cursos e palestras, a fim de capacitar o publico para que possam reerguer-se e obter condições para o mercado de trabalho.

Diante das questões já apresentadas neste projeto, podemos compreender que a questão de violência contra mulher se trata de questões de saúde pública, a medida em que ganha proporções sociais, abrangendo leis específicas. Se tratando de saúde pública, a violência contra mulher necessita de projetos, apresentação de reflexões e intervenções acerca do tema. Sendo assim, este projeto apresenta formas de acompanhamento e intervenção de equipes multidisciplinares, para auxilio das mulheres vitimas de violência e também propõe atuação para diferentes públicos como jovens e crianças, bem como abre espaço para maiores intervenções posteriores. 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet