Mato Grosso,
Domingo,
19 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

09/12/2019 | 07:59 - Atualizada em 09/12/2019 | 08:09

Casarões do Centro Histórico são pichados

Redação TVmaisnews

Casarões do Centro Histórico são pichados

Rua 7 de Setembro com a R. Voluntários da Pátria

Foto: Chico Ferreira

Não basta a estrutura de barro ruir e o telhado colonial desabar, o declínio dos casarões do Centro Histórico de Cuiabá parece não chamar a atenção do poder público. Para deixar mais explícito o desamparo, proprietários escreveram nas paredes dos imóveis suas insatisfações com a segurança e negligência do local.

 Quem sobe a rua Voluntários da Pátria repara que dois casarões estão com palavras de protestos na fachada. “Abandono do Centro Histórico, incompetência, descaso e inoperância das autoridades”, está escrito em um dos lados da casa. Apesar da estrutura e pintura estar conservada, a pichação revela que o imóvel está há 6 anos sem ser alugado.

 O abandono é tamanho, que o engenheiro agrônomo Ricardo Palma, que faz parte da Associação Amigos do Centro Histórico, relata que há pelo menos 3meses o protesto foi feito. “Onde é tombamento, é problema. Todo lugar que tem tombamento é problema. O nome já diz, tombamento, tombou, acabou, nunca mais”.

Virando a esquina, está a antiga Gráfica Pepe, localizada na rua 7 de Setembro, que desabou após uma chuva em 29 de janeiro deste ano. 

Após reivindicações, uma obra com autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) foi realizada. Porém, a revitalização era pra ter sido entregue em abril. Oito meses depois, apenas a sustentação da fachada foi feita.

Os proprietários do imóvel – que são vários – também parecem não se interessar. O engenheiro observa que a insegurança da região desmotiva os proprietários e locadores.

                  
        Casarão / Centro Histórico / Manifestação / Proprietário / Denuncia - Rua 7 de Setembro com a R. Voluntários da Pátria

“Hoje, ninguém quer alugar casa no Centro Histórico. Quem que vai alugar se vai ser assaltado? Quem vai querer alugar se vão entrar, roubar a fiação? Ninguém aguenta mais. O governo do Estado não faz a parte dele, a Prefeitura não faz a parte dela, o Iphan não faz a parte dele, está no total abandono”, defende.

 A empresária Maria Cândida, que também faz parte da Associação, explica que o Centro Histórico precisa ter um olhar diferenciado e ser fomentado, além de se aplicar políticas públicas aos moradores de rua.

 Ela afirma que perder os casarões antigos, é também perder a história cuiabana. “Não se fomenta o local, com uma estrutura de visibilidade. Precisa ter um visual melhor, por isso que o proprietário fica indignado com a falta de interesse do prefeito, tem que ser feito rebaixamento da fiação e um olhar especial pros moradores de rua, por conta do abandono. Tem que ser um trabalho em conjunto”. (Fonte: Vitória Lopes/Gazeta Digital)
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet