Mato Grosso,
Quinta-feira,
25 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Geral

19/12/2019 | 09:45

Startup cria desinfetante em cápsula que facilita aplicação e reciclagem

Redação TV Mais News

Startup cria desinfetante em cápsula que facilita aplicação e reciclagem

Foto: Reprodução

Marcelo Ebert, da YVY: produtos de limpeza embalados em cápsulas recicláveis, como as das máquinas de café, e acoplados a um borrifador, para facilitar a aplicação (Foto: Pablo Saborido)

Depois de passar 15 anos no mercado financeiro, o carioca Marcelo Ebert, 44 anos, mudou de ramo ao ser convidado por um ex-chefe, José Luiz Majolo, 66, para se tornar sócio da TerpenOil Química Verde, fundada em 2007 em Jundiaí (SP).

Em pouco tempo, a empresa especializada em produtos de limpeza naturais (como bactericidas e neutralizadores de odores) para o mercado B2B se estabeleceu no mercado. Inquietos, Ebert e Majolo começaram a estudar outro modelo de negócio, dessa vez de olho no consumidor final. “Identificamos algumas dores dos clientes, como produtos de limpeza com ingredientes sintéticos e embalagens plásticas muito grandes”, diz.

Segundo ele, os clientes se queixavam de ter de se deslocar até um supermercado para comprar os produtos, e ainda ter de carregar embalagens pesadas na volta. Com R$ 3 milhões em investimentos, os sócios fundaram em 2018 a YVY, startup que aposta em produtos de limpeza feitos com insumos naturais (como casca de laranja, pinho e eucalipto) em fórmulas ultraconcentradas.

Os produtos são embalados em cápsulas recicláveis, como as das máquinas de café, e acoplados a um borrifador, para facilitar a aplicação. Os kits são fornecidos no modelo de assinatura e entregues na casa do cliente — a própria empresa faz a logística reversa.

“As cápsulas são recolhidas a cada três ou quatro meses, dentro da mesma caixa em que os clientes recebem os produtos”, diz o empreendedor. A expectativa da YVY é fechar o ano com mil assinantes ativos e faturar R$ 1,5 milhão.

Mercado

Hoje, 63% de todas as embalagens de alimentos, bebidas, itens de higiene, beleza e limpeza doméstica são feitas de plástico, segundo estudo de 2019 da Euromonitor. Nos últimos dois anos, as notícias sobre a poluição dos oceanos levaram a uma verdadeira guerra contra o agente poluente.

Por isso, nos próximos anos, a tendência é que o produto seja eliminado das embalagens. “O modo como os artigos são embalados faz parte do marketing da empresa, por isso o cuidado será cada vez maior”, diz Angélica Salado, analista de Pesquisa da Euromonitor no Brasil.

Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.

(Fonte: Revista PEGN)
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet