Mato Grosso,
Quarta-feira,
24 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Entretenimento

11/08/2017 | 23:30

Nilson Pimenta abre exposição “Eu sou arte” na Casa do Parque

Da redação

Nilson Pimenta abre exposição “Eu sou arte” na Casa do Parque

Foto: Assessoria

Um dos artistas plásticos locais de maior proeminência, com extenso currículo de exposições e participações em eventos nacionais e internacionais, Nilson Pimenta, lança a nova exposição intitulada “Eu sou arte” na A Casa do Parque. Nas obras muitos elementos e detalhes retratam ricamente o cotidiano do campo, seus personagens e tradições. O resultado são dezenas de universos que coexistem em uma única tela. A mostra é gratuita e segue para visitação até 9 de setembro  na galeria de artes do espaço cultural.
 
Pimenta é considerado um dos mais importantes ou o mais importante e atuante artista brasileiro na arte Naïf. Em 2012 foi classificado entre os 40 melhores artistas populares do mundo pela Fundação Cartier para a Arte Contemporânea em Paris, uma das instituições culturais mais respeitadas do mundo. Atualmente, seus quadros estão expostos ao lado de obras de outros artistas de Mato Grosso no Festival Mundial de Arte Naif na Polônia, que se encerra neste mês de agosto.
 
Baiano nascido em Caravelas, Nilson Pimenta é um mestre da explosão de cores. Aos seis anos, mudou-se para Mato Grosso e percorreu durante quinze anos diversas cidades da região do Estado, onde trabalhou como lavrador. A partir daí, que delineou a fonte de suas obras. Desenhista e pintor autodidata começou a pintar em 1979 e desde 1982 é orientador do Ateliê Livre do Museu de Arte e Cultura Popular da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
 
“Esta é a primeira vez que exponho na Casa do Parque e vou mostrar obras exclusivas que retrata o homem do campo, a história do povo. Muitos colegas de profissão já expuseram na Casa e acredito que Cuiabá precisa de mais espaços como este para valorizar a arte e principalmente os artistas locais. Estou muito feliz com esta parceria e espero encantar o público com o meu trabalho”, destaca Nilson. O artista ainda homenageia a filha, Izânia Rodrigues da Costa de 38 anos, que faleceu nesta terça-feira (08.08).
 
Para a idealizadora da Casa do Parque, Flávia Salem, esta é uma exposição de grande destaque, já que Nilson Pimenta é um dos artistas Naif de maior quilate do nosso Estado. "Suas obras transmitem a enorme sensibilidade em retratar o cotidiano bucólico da nossa terra, traduzido com maestria pela sua arte Naif".
 
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA
 
E a programação da Casa do Parque não para por aí. Para abrir a programação musical da semana todo charme do piano da Magali Pavim embala a noite desta terça (08.08) com as melhores canções da MPB. Na quarta-feira (09.08) o piano bar de Rodrigo Cavalcante traz uma variedade de músicas românticas. Já na quinta-feira (10.08) Xodó se apresenta na abertura da nova exposição com sua pesquisa musical para deixar ninguém parado.

A sexta-feira (11.08) fica por conta do show da banda The Magic Four, um grupo que mistura a sonoridade vocal e as músicas clássicas do The Beatles. O quarteto cuiabano é formado pelos músicos Thiago Vidotti, Alexandre Ferraz, Jorge Bedin e Frederico Martins. E para fechar a programação da semana, no sábado (12.08) Marcelo Rakar volta ao palco da Casa em um show que vai incendiar a platéia com inúmeros instrumentos e versões dos maiores sucesso dos anos 80. As apresentações listadas abaixo têm início às 21h30.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet