Mato Grosso,
Quinta-feira,
25 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Saúde

05/02/2020 | 11:39 - Atualizada em 05/02/2020 | 12:05

Dia nacional da mamografia alerta a importância do exame em Mato Grosso

Caio Dias

Hoje (05) é o Dia Nacional da Mamografia, que visa conscientizar as mulheres sobre a importância desse exame que é fundamental para detectar câncer de mama, sobretudo quando ainda está em fase inicial, o que facilita o tratamento e aumenta as chances de cura. Porém mais mulheres abaixo da idade de maior incidência estão com dificuldades para realizar a mamografia aqui em Mato Grosso. 

A presidente da MTMamma Cleuza Dias, relatou que hoje as mulheres que estão na idade de maior incidência, que é por volta do 50 a 60 anos, conseguem fazer a mamografia com mais facilidade, porém hoje mulheres mais novas estão tendo o diagnóstico de câncer de mama, porém elas encontram dificuldade de ter o acesso a mamografia pelo SUS. 

“Quando as mulheres mais novas entram com o pedido de exame, normalmente ele não vai como urgente, então eles esquecidos, por isso elas sempre demoram para realizar o exame”.

E ela alerta que a mamografia, é o principal exame para a detecção e combate contra o câncer de mama. 

Há Secretaria de Saúde de Mato Grosso, informou que o atendimento as mulheres e homens que precisam fazer o exame, é dividido em três setores: A Atenção Primária, pela qual o paciente deve ter acesso ao exame clínico das mamas e às orientações do autoexame; a Atenção Secundária, que realiza a consulta especializada, os exames de diagnóstico e leitura de exames histopatológicos de mama; e a Alta Complexidade, âmbito em que são realizados os tratamentos (quimioterápicos e radiológicos) e os procedimentos cirúrgicos de câncer de mama.

Dados Nacionais
A nível nacional, os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que campanhas de conscientização são extremamente necessárias no Brasil, uma vez que 4 milhões de mulheres brasileiras, com idades entre 50 e 69 anos, nunca realizaram uma mamografia. Além disso, os números do (Inca) apontam que, em 2019, mais de 60 mil novos casos de câncer de mama foram diagnosticados no país. A incidência média é de 62,9 casos a cada 100 mil mulheres, situando o Brasil entre as nações com mais casos registrados em todo o mundo.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet