Mato Grosso,
Terça-feira,
23 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

06/02/2020 | 08:03 - Atualizada em 06/02/2020 | 09:14

Acusado de estuprar jovem pode ser excluído da UFMT

Redação TV Mais News

O aluno de medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) acusado de dopar e estuprar uma mulher, em Cuiabá, pode ser excluído da universidade. A informação é de uma nota divulgada pela instituição nesta quarta-feira (5). O caso de estupro teria acontecido no dia 4 de dezembro, quando ela estava inconsciente, mas só foi revelado na madrugada desta quarta-feira (05), em diversas publicações no Twitter.

Na nota, a UFMT e a Faculdade de Medicina (FM) afirmam que estão acompanhando o caso e aguardam as investigações. “De acordo com o regimento de disciplina do corpo discente da UFMT, a prática de atos incompatíveis com a vida universitária e a condenação criminal definitiva por crime incompatível com a vida universitária são hipóteses passíveis de exclusão da Instituição”.

Ainda nesta quarta-feira, a União Estadual dos Estudantes de Mato Grosso (UEE-MT) também se manifestou, repudiou o estupro e reforçou que a culpa nunca é da vítima. A UEE afirma que comunicou a universidade sobre o caso e que repudia “qualquer ato que reverbere o machismo estrutural na sociedade em que vivemos”.

O caso

No Twitter, a vítima contou que tudo aconteceu em um dia que brigou com a mãe e resolveu sair de casa. O acusado entrou em contato com a vítima e deu um remédio para acalmá-la. Ela disse então que tomaria o medicamento apenas quando estivesse na casa da amiga, mas o rapaz insistiu para que ela ingerisse de imediato, dizendo que demoraria a fazer efeito.

Quando o ato foi consumado, a jovem estava inconsciente. A jovem registrou um boletim de ocorrência na Delegacia da Mulher de Cuiabá. O caso deverá ser investigado pela delegada titular Jorzilethe Magalhães. O próximo passo será colher mais informações, ouvir testemunhas e o acusado.

A vítima deverá passar por exame de corpo de delito, que pode ser prejudicado devido ao período do abuso. Como o caso não está em período de flagrante, será necessário que a Polícia Civil solicite à Justiça que emita um mandado de prisão contra o acusado.

Confira na íntegra a nota da UFMT:

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Faculdade de Medicina (FM) informam que acompanham o caso e aguardam as investigações dos órgãos de segurança, em respeito à legislação vigente no país.

A Instituição assevera que o comportamento citado na denúncia é inaceitável e incompatível com a postura esperada de seus alunos e comunidade como um todo.

De acordo com o regimento de disciplina do corpo discente da UFMT, a prática de atos incompatíveis com a vida universitária e a condenação criminal definitiva por crime incompatível com a vida universitária são hipóteses passíveis de exclusão da Instituição.

Confira a nota da UEE:

ESTUPRO é CRIME e a culpa NUNCA é da vitima!

A diretoria da União Estadual dos Estudantes, vem, por meio desta nota, repudiar o ato de violência sexual sofrida pela estudante* em Cuiabá, sob o contexto e decorrente das relações estudantis na Universidade Federal do Estado de Mato Grosso.

De antemão, repudiamos qualquer ato que reverbere o machismo estrutural na sociedade em que vivemos, dentre outras práticas MISÓGINAS, que resultam em violação, degradação e morte de nossas mulheres, e prestamos toda nossa solidariedade e acolhimento à vítima*.

A mesma acusa um estudante de medicina da UFMT pela violência sofrida.

Informamos que entramos em contato com a UFMT e a Faculdade de Medicina, ambos ja se posicionaram sobre o caso.

Destacamos que aguardamos pelo cumprimento do papel da justiça e das investigações para elucidação dos fatos.

Fonte: Olhar Direto
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet