Mato Grosso,
Terça-feira,
23 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

15/08/2017 | 10:28

SAE é referência em atendimentos para soropositivos

Da Redação

O Serviço de Assistência Especializada (SAE) de Cuiabá é referência em atendimento contínuo e humanizado para pessoas soropositivas, com Hepatites Virais e IST em Cuiabá, e para outros municípios do Estado.
 

Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) revelam que mensalmente cerca de 40 novos pacientes são diagnosticados e iniciam o tratamento no SAE. Deste total, 72% dos infectados são homens que praticaram sexo com outros homens (HSH). De janeiro a maio deste ano, 144 novos casos já foram diagnosticados neste público. Em agosto, 18 casos de HIV, 32 Sífilis, 02 Hepatites B e 01 Hepatite C do total de 953 testes rápidos realizados pelo Serviço de Assistência, foram confirmados.
 

Conforme a coordenadora do SAE – IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, Márcia Quatti, a  equipe de multiprofissionais do SAE se desdobra para que haja continuidade nos trabalhos sem prejuízo aos doentes. “Por ser referência, o SAE acaba acolhendo pacientes de Cuiabá e também do Estado. Embora esse fator cause certo “inchaço” na unidade, nossa equipe que é composta por médicos, dentistas, nutricionista, farmacêuticos, assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e técnicos de saúde bucal, trabalha incessantemente para nos mantermos no ranking de referência, primando sempre pela dedicação e humanização nos atendimentos ofertados”, disse a coordenadora.
 

Além dos serviços, o SAE oferece os medicamentos necessários para o  tratamento dos positivados. Conforme a coordenadora do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (Ist’s/AIDS e Hepatites Virais), Mariella Padilha, desde o último mês, em razão de alguns problemas o Ministério da Saúde deixou de repassar os medicamentos nas quantidades solicitadas pelos municípios. Diante da situação a unidade está ofertando a medicação de forma fracionada.  
 

“Se antes oferecíamos os medicamentos suficiente para três meses, agora estamos entregando para dois. A medida foi pensada visando garantir estoque para todos os pacientes. Dessa forma, em julho, foram entregues mais de 1500 medicamentos e orientações farmacêuticas e, garantimos que ninguém ficou ou ficará sem os remédios”, frisou a coordenadora.  
 

A unidade tomou providências semelhantes com os exames que avaliam a carga viral e a imunidade dos pacientes e que também estão com a distribuição prejudicada.  Para controlar o estoque, o SAE passou a aplicá-los apenas em crianças, gestantes e pacientes novos haja visto que habitualmente os exames são realizados em intervalos de três a seis meses e que os pacientes da unidade já foram avaliados quando iniciaram os tratamentos. Podendo assim, aguardar o restabelecimento do fornecimento desses insumos laboratoriais pelo Ministério.  
 

Soropositivo há dois anos, o transexual P.L.R. conta que o tratamento recebido no SAE deu um novo sentido para a vida. “Eu estava crente que minha vida estava no fim. Foi A dedicação de toda a equipe do SAE que me deu forças para continuar e agora estou seguindo minha vida. Jamais vi falta de medicamentos ou de outro componente que prejudicasse o meu tratamento ou o de outros pacientes. Pelo contrário, somos atendidos com o máximo de atenção e cuidado e com o respeito pelas nossas vidas que nós mesmos não tínhamos até chegar aqui”, enfatizou.
 

MAIS HUMANIZAÇÃO
 

Com base no Plano de Governo do Prefeito Emanuel Pinheiro focado na humanização e na inclusão, a secretária de Saúde de Cuiabá, Elizeth Lúcia de Araújo, explicou que para evitar uma epidemia das IST em Cuiabá, especialmente da Sífilis, que é porta de entrada para o vírus do HIV, a Secretaria vem trabalhando medidas para intensificar a conscientização da população sobre os riscos, investindo em medidas que dê celeridade aos diagnósticos e tratamentos às doenças.
 

“Criamos um protocolo de atendimento que será aplicado nas redes de atenção primária, secundária e terciária da Capital. Ele consiste em um processo de acolhimento, diagnóstico, tratamento e cura dos pacientes que convivem com essas doenças infecciosas por meio da capacitação de profissionais da área médica. Nosso objetivo é diminui esse número preocupante e oferecermos o melhor atendimento que possibilite qualidade de vida a estes usuários do Sistema Único”, frisou a secretária.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet