Mato Grosso,
Quinta-feira,
25 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Entretenimento

28/02/2020 | 08:57

Escultor cria parque dos dinossauros na propriedade onde mora: 'Materializar o imaginário'

Redação TV Mais News

A propriedade onde fica a casa e o ateliê do escultor Jonas Lima Corrêa Neto, em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, é conhecida pelas peças realistas que transformam o local em um parque dos dinossauros.

São mais de 20 peças, entre dinossauros de tamanhos variados e fósseis feitos pelo artista plástico.

A ideia, segundo ele, começou a sair do papel há três anos, quando recebeu uma encomenda para fazer uma obra que resgatou a criança apaixonada por dinossauros, que Jonas afirma sempre ter sido.

"Desde criança eu sempre gostei de dinossauros, mitologia, ficção. Sempre gostei. Aqui, eu fui ocupando os espaços. A arte me dá um alcance muito grande, o poder de materializar o imaginário", contou o escultor.
Os dinossauros são feitos de forma artesanal. Com base em fotos e ilustrações, Jonas esculpe os modelos em argila. As peças recebem camadas de fibra e de resina, além da tinta.


Pesquisa
Curioso pelo tema, o escultor conta que pesquisa sobre dinossauros em livros, na internet e em conversas com estudiosos para entender mais e conseguir retratar as espécies em detalhes. Segundo ele, "o resto é curiosidade".

"A curiosidade que leva você a aprofundar os estudos. Na arte, não precisa ter atestado, diploma, mas a gente corre atrás", disse ele.

As esculturas de Jonas são exibidas em eventos e locais de entretenimento e arte, que geram a remuneração do artista pelo trabalho. Segundo ele, a retirada e o transporte das peças para as ações são feitos com muito esforço, com auxílio de caminhões.

Jonas conta que os dinossauros produzidos por ele já foram contratados para eventos em outros estados, como na Bahia, em São Paulo e em Santa Catarina.

Interação com as obras
Na exposição em Quatro Barras, crianças e adultos podem interagir com as esculturas. O artista conta que, ao produzir as peças, já planeja o uso de materiais que possam resistir ao toque dos visitantes.

Alguns dinossauros, segundo Jonas, são feitos para que pessoas de qualquer idade possam escalar e fazer uma foto.

"Não deixo nada que possa machucar, nenhuma ponta, e sempre calculo bem o equilíbrio. Os dentes dos dinossauros, eu tento não afiar muito, para não ter perigo. Eu era uma criança que ia em museus e não gostava de vidros nas peças. Eu queria ver, encostar nas esculturas", comentou o artista.

O passeio pela coleção de dinossauros dura em torno de quarenta minutos e, em um trecho, os visitantes podem descobrir réplicas de fósseis parcialmente enterradas, simulando um trabalho de paleontologia.

Fonte: G1

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet