A segunda etapa de matrículas web nas unidades escolares da rede estadual de ensino para alunos novos inicia na próxima terça-feira (03.03) e encerra na segunda-feira (09.03). Os pais precisam ficar atentos para o preenchimento do cadastro que é obrigatório, para assim efetuar a matrícula em escolas que iniciarão o ano letivo em 23 de março de 2020.
As matrículas web, bem como o cadastro de usuário, devem ser realizados no site www.seduc.mt.gov.br . Com o cadastro feito, o pai ou responsável recebe um login e uma senha. Mas a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) recomenda que essa etapa seja concluída o quanto antes, para ganhar em agilidade.
Para os pais que não dispõem de computador em casa, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) disponibilizará, no auditório, terminais de acesso. Técnicos do Núcleo de Dados e Informações Estatísticas da Seduc estarão à disposição para orientar os pais ou responsáveis para efetuar a matrícula web. Esse suporte segue disponível até a data limite da matrícula (09.03).
Algumas escolas regulares, especializadas, do campo, quilombolas, indígenas e Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) não participam da matricula web.
Conforme a Portaria N° 794/2019, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), o processo de matrícula web ocorrerá, exclusivamente, nas unidades escolares que terão as matrículas solicitadas pela internet. A portaria contempla a relação de todas as escolas que terão matricula web.
Entende-se por alunos novos, aqueles que não constam na unidade escolar no término do ano letivo de 2019, como os que ingressarão no ensino fundamental e médio, os transferidos de qualquer rede de ensino, bem como os alunos que apresentam situação de desistente ou abandono no sistema SigEduca, módulo Gestão Educacional (GED).
Cadastro do usuário
Antes de solicitar a matrícula web é preciso fazer o cadastro do usuário no site www.seduc.mt.gov.br. O cadastro é a primeira fase do processo para as matrículas web de alunos novos nas escolas estaduais. Ao fazer o cadastro, o sistema gerará o login e a senha de acesso do usuário, que deverá ser usado para fazer a matrícula.
Solicitação e confirmação
A 2ª etapa, após o cadastro, compreende dois momentos simultâneos que é a solicitação de matrícula web, sendo que, ao confirmar a solicitação, o sistema emitirá uma ficha com as informações cadastradas. A segunda fase é a confirmação da solicitação de matrícula web, que será na unidade escolar, com data e horário de atendimento constante na ficha de solicitação. A matrícula só será efetivada quando validada pela unidade escolar.
O horário de atendimento para confirmação da matrícula nas escolas que atendem nos três turnos será das 7h às 19h e nas que atendem dois turnos, das 7h às 18h30.
O aluno maior de idade ou o pai e responsável pelo aluno menor de idade deverão comparecer na unidade escolar de opção para confirmação da matrícula, munidos dos documentos exigidos na portaria.