Mato Grosso,
Sexta-feira,
17 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Saúde

06/03/2020 | 07:56

VII Marcha Rosa pelo cumprimento da lei e acesso ao tratamento de câncer

Redação TV Mais News

No fim de semana do Dia Internacional da Mulher, o alerta para que um atendimento mais adequado e eficiente das políticas públicas voltadas para o diagnóstico e tratamento de todo tipo de câncer no estado e no país, ganha destaque. A Associação de Apoio a Pessoas em Tratamento e pós-Tratamento do Câncer de Mama em Mato Grosso, a MTmamma amigos do peito, vai às ruas da cidade pelo sétimo ano consecutivo, tendo esta meta como parte da programação do 8 de março. A VII Marcha Rosa vai ser realizada no sábado (7), com a concentração na Praça Alencastro, às 8h, e panfletagem de conscientização nas ruas mais próximas, no centro da cidade.

Na pauta de reivindicação o cumprimento de medidas previstas em lei como a agilidade no agendamento de consultas, exames e procedimentos cirúrgicos para pacientes com câncer (Lei 12.732/12 conhecida como Lei dos 60 dias); garantir às mulheres mastectomizadas o direito de reconstrução das mamas no mesmo ato cirúrgico da retirada por câncer, mastectomia (Lei nº 12.802/2013), garantir a cirurgia plástica reconstrutiva da mama em casos de mutilação decorrente de tratamento de câncer ( Lei 13.770). Mais estrutura física, instituições de saúde nas redes pública e privada e, mais equipamentos de mamografia e radioterapia.  

Além disso, é preciso capacitar os profissionais na Central de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS), no encaminhamento prioritário de pacientes em tratamento de câncer; mais médicos e pessoal capacitado nas redes pública e conveniada; garantir rapidez na liberação dos resultados de exames, acesso à medicação de alto custo e implementação na rede do SUS de terapias integrativas para o tratamento do câncer.

INCIDÊNCIA 

Os números indicam a necessidade de medidas urgentes e mais efetivas. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) o registro de cerca de 625 mil novos casos de câncer por ano de 2020 a 2022. Os dados divulgados, no início deste mês apontam que o câncer de pele não melanoma deve permanecer como o mais incidente, com a expectativa de 177 mil novos casos por ano. Em seguida, estão o câncer de mama e o de próstata, com 66 mil casos cada; de cólon e reto, com 41 mil casos; traquéia, brônquio e pulmão, com 30 mil; e, estômago, com 21 mil novos casos. 

Este ano em Mato Grosso, 4.440 homens, dos quais 670, na capital, devem ter algum tipo de câncer. Entre as mulheres, a estimativa é de 3.680 novos casos no estado sendo 720, em Cuiabá. Assim como em todo o país, os maiores índices no estado também são de próstata e mama. O câncer de mama é o que mais atinge as mulheres no Brasil e no mundo. Em 2020, o Inca prevê a incidência de 66.280 registros. entre as brasileiras.

A MTmamma amigos do peito, há onze anos, dá apoio a pessoas em tratamento do câncer de mama. Anualmente, as reivindicações são encaminhadas às autoridades públicas de saúde. A presidente da entidade, Cleuza Dias, ressalta a preocupação com o diagnóstico precoce da neoplasia e o índice crescente em mulheres mais jovens. “ Os números oficiais não representam a realidade que vivenciamos na MTmamma. As dificuldades de acesso ao tratamento, a agilidade na divulgação de resultados, falta de profissionais capacitados são alguns dos problemas relatados pelas assistidas que embasam a pauta de reivindicação. Lembramos sempre que quem tem câncer tem pressa”, alertou Cleuza Dias

SERVIÇO

VII MARCHA ROSA EM DEFESA DIREITOS DAS PESSOAS COM CÂNCER EM MATO GROSSO

DIA – SÁBADO (07.03.2020)

HORÁRIO: CONCENTRAÇÃO A PARTIR DAS 7h30

ONDE: PRAÇA ALENCASTRO E RUAS DO ENTORNO COM DISTRIBUIÇÃO DE PANFLETOS

COMO- CAMISETA ROSA OU BRANCA, LENÇO ROSA

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet