Mato Grosso,
Sexta-feira,
19 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

12/03/2020 | 08:08

Estado de MT realiza primeiro transplante renal de doador falecido

Redação TV MaisNews

Estado de MT realiza primeiro transplante renal de doador falecido

Foto: Reprodução

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) realizou com sucesso o primeiro transplante renal de um doador falecido na terça-feira (10), em Cuiabá.

Este foi o segundo transplante realizado após a reativação do serviço em Mato Grosso, visto que o primeiro ocorreu em janeiro deste ano, entre duas irmãs vivas.

O órgão foi recolhido no Paraná e chegou em Cuiabá na noite de segunda-feira (9). Passado todo o processo de preparação do receptor, o procedimento foi realizado com êxito na madrugada de terça-feira, pela equipe transplantadora do Hospital Santa Rosa – unidade credenciada pelo Ministério da Saúde para realizar a operação de transplante renal no Estado.

Além da realização do procedimento de transplante, a SES também mediou a coleta de uma doação no último sábado (07). Uma família autorizou a doação após ser informada sobre a confirmação do diagnóstico de morte encefálica de seu ente e permitiu que outras cinco pessoas pudessem ter a chance de sobreviver com mais qualidade de vida depois da doação de múltiplos órgãos e tecidos.

De acordo com a coordenadora da Central Estadual de Transplantes de Mato Grosso, Fabiana Molina, foi realizada a captação de rins, fígado e córneas na madrugada do dia 07, na própria unidade que notificou a Central Estadual de Transplantes.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet