Mato Grosso,
Quarta-feira,
24 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Educação

12/03/2020 | 12:01

Unicamp anuncia suspensão das atividades por conta do coronavírus

É a 1ª universidade pública do Brasil a tomar medida, diz MEC

Redação TV Mais News

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) anunciou, nesta quinta-feira (12), a suspensão de todas as atividades por conta da pandemia do novo coronavírus. Segundo nota da reitoria, a medida vale de 13 a 29 de março e inclui os campi de Campinas (SP), Piracicaba (SP) e Limeira (SP). Somente serviços essenciais e de saúde serão mantidos.

Ao G1, o Ministério da Educação (MEC) informou que não tem notícia de nenhuma outra universidade, pública ou privada, com atividades suspensas por conta do Covid-19. Nesta quarta (11), inclusive, publicou no seu portal uma orientação a respeito:

"O Ministério da Educação (MEC) informa que tem orientado às instituições de ensino o reforço nas ações preventivas contra o coronavírus, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde. Neste momento, não há recomendação para suspensão de aulas."

Só no campus de Campinas, 50 mil pessoas circulam pela universidade todos os dias. As aulas do ano letivo começaram na semana passada. A Unicamp afirma que não há casos suspeitos de coronavírus na instituição.

Plano de contingência no Hospital de Clínicas
O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, referência em atendimentos de alta complexidade no Brasil, informou que está implementando a etapa do plano de contingência previsto pelo Ministério da Saúde que prevê as seguintes medidas:

Suspensão de atendimentos ambulatoriais
Suspensão de cirurgias eletivas
Objetivo: poupar recursos (sangue, insumos, leitos, ventiladores mecânicos, etc) necessários para prestar assistência aos pacientes com Covid-19

Ainda não há uma data, segundo o HC, para que as medidas acima comecem a ser efetivamente adotadas.

Atividades afetadas na Unicamp
Segundo o reitor Marcelo Knobel, todas as atividades que tenham aglomeração de pessoas e atividades presenciais estão suspensas a partir desta sexta-feira. Já toda a parte de saúde, incluindo os hospitais, permanecerá funcionando.

A universidade também informou que dará suporte para todos os funcionários que permanecerem, e está avaliando o que será mantido para não ter prejuízo às pesquisas.

"A gente avaliou que o momento é crítico e a que é necessário tomar essa medida. Não temos nenhum caso de coronavírus, não apareceu nenhum caso na Unicamp, nem suspeito. É uma medida de contenção, uma medida preventiva", ressalta Knobel.
Em relação às aulas, as salas chegam a concentrar entre 100 e 150 estudantes, segundo o professor e porta-voz da universidade Peter Schulz. A universidade realizou uma reunião de crise nesta manhã com diretores de todos os institutos. Alguns dos pontos já definidos foram:

Cancelamento do congresso
Defesas de mestrado e doutorado devem ocorrer por teleconferência
Segurança continua funcionando
Plantão no setor de comunicação

Uma nota divulgada pela Unicamp explica que a definição de como será o plano para cada atividade será feita por meio do comitê de crise criado pela reitoria.

"Cada órgão da Administração Central deverá definir e submeter seu plano de contingência ao comitê de crise ainda nesta quinta-feira (12). A Área da Saúde divulgará comunicado específico sobre quais atividades serão suspensas e quais serão mantidas no período", diz a nota.
Estão suspensas também todas as viagens de docentes e funcionários da universidade, assim como o recebimento de visitantes.

Prevenção em Campinas
Nesta quarta (11), a Prefeitura de Campinas divulgou a criação de Comitê de Enfrentamento ao novo coronavírus "para o caso de ser necessário adotar uma medida mais urgente". A cidade não tem nenhum caso confirmado da doença.

O grupo é intersetorial, abrangendo as secretarias municipais. Em relação à Educação, a pasta informou que as aulas nas escolas permanecem normais.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet