Mato Grosso,
Quarta-feira,
24 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Esportes

20/03/2020 | 09:44

Brasileiro em Belarus relata como é jogar enquanto o mundo está parado: "Tem que ter cautela"

Redação TV Mais News

Em meio à pandemia do novo coronavírus, os fãs de futebol estão órfãos com as paralisações de quase todos os torneios no mundo. Mas há um único país na Europa que se recusa a suspender a liga local. O Campeonato de Belarus teve sua rodada de abertura na quinta-feira passada, com torcedores nas arquibancadas, e um brasileiro se destacando dentro de campo.

Gabriel Ramos tem 23 anos e jogou nas categorias de base do Flamengo até 2016. Depois de atuar na Geórgia, o meia foi contratado em janeiro pelo Torpedo Zhodino, de Belarus. A estreia veio justamente com um gol no fim que deu a vitória ao novo clube. Neste momento, é um dos poucos atletas profissionais a entrar em campo. Não parece estar gostando muito da situação.

"Teria que ter cautela e parar a competição"
- Mas como a federação daqui não paralisou, acho que devem ter o controle da situação. Creio que devem ter esse senso em pensar no próximo.

Se o futebol segue normal no país, a rotina das pessoas mudou. No momento, Belarus tem 51 casos de coronavírus e nenhuma morte confirmada até a noite de quinta-feira, de acordo com a universidade americana Johns Hopkins. Esse número pode não ser tão impactante igual o de outros países, mas é suficiente para mudar alguns hábitos.

- Por enquanto, o vírus não se alastrou muito aqui, mas temos que continuar nos cuidando. As pessoas têm saído de suas casas com máscara para se prevenir. A família e os amigos perguntam como está essa pandemia aqui e ficam muito preocupados, mas eu falo que estamos nos cuidando para poder tranquilizá-los e não ficarem preocupados.

A princípio, o início do campeonato seria adiado, mas os cartolas voltaram atrás de última hora. Essa decisão gerou controvérsias, apimentadas por uma declaração do presidente do país, Aleksander Lukashenko, para o jornal italiano La Gazzetta Dello Sport. Para a autoridade, "uma sauna, beber muita vodca e trabalhar duro" é o bastante para "matar o vírus no organismo".

Por causa do calendário de jogos, a rotina de treinos do Torpedo Zhodino segue normal. Mas Gabriel conta que o clube deixou à disposição álcool em gel em todos os quartos, no refeitório, em salas e na entrada do centro de treinamento.

Recém-chegado ao clube e ao país, Gabriel ainda está na fase de adaptação. Pela barreira da língua, ele ainda nem conseguiu entender a conversa do vestiário sobre o vírus.

- Como eu não sei falar as línguas locais (bielorrusso e russo) muito bem, eu acabo não entendendo muito o que eles falam (risos).

Fonte: Globoesporte

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet