Mato Grosso,
Quinta-feira,
28 de Março de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Saúde

26/03/2020 | 08:10

Cientistas europeus testam quatro tratamentos contra novo coronavírus

Redação TV Mais News

A Europa colocou em andamento um teste clínico de quatro tratamentos experimentais contra o novo coronavírus. Até o momento, não há tratamento específico para a Covid-19. O teste, batizado de Discovery, incluirá 3.200 pacientes de Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Luxemburgo e Reino Unido, e, talvez, de outros países.

Cada paciente receberá um dos quatro tratamentos terapêuticos de forma aleatória, distribuídos mediante uma operação de informática, de forma que não são os médicos que escolhem.


— Isto nos permite definir a amostra do teste — explica a médica Florence Ader, infectologista no hospital da Cruz Vermelha do Centro Hospitalar Universitário (CHU) Lyon, que comanda o projeto.

Coronavírus: Ministério vai permitir que médicos usem remédio da malária em pacientes graves

No caso da França, por exemplo, o teste clínico será aplicado em 800 pacientes internados no setores de doenças infecciosas e reanimação. Tratam-se de pessoas que apresentam sintomas respiratórios, principalmente pneumonia, e/ou com necessidade de fornecimento de oxigênio, segundo Florence.

O tratamento começou rapidamente para estes pacientes, uma vez que "os prazos parecem ser um fator importante nesta doença", assinala a especialista.

As moléculas devem aliar dois efeitos: eficácia e tolerância.

Conheça os remédios
Remdesivir

É um antiviral concebido inicialmente para o vírus ebola, mas "com um raio de ação mais amplo, uma vez que interage com outros vírus e é, sobretudo, capaz de bloquear a reprodução deste novo coronavírus", detalha Bruno Lina, professor de virologia no CHU de Lyon..

— Esperamos muito desta molécula, uma vez que os primeiros resultados in vitro foram muito bons — comenta.

Lopinavir combinado com o ritonavir

Trata-se da "reciclagem" de um medicamento contra o HIV, que "consiste em bloquear a reprodução do vírus", segundo o pesquisador.

— Percebemos que, no tubo de ensaio, funciona.

A combinação já foi testada na China, mas com resultados mitigados, principalmente porque muitos pacientes "foram incluídos tardiamente, até mesmo depois do 10º dia de doença", segundo Lina. O teste Discovery será, portanto, complementar.

Combinação lopinavir/ritonavir, associada ao interferon-beta

Esta associação é considerada interessante, uma vez que a Covid-19 compreende duas fases: uma "para a qual acreditamos que os antivirais podem ter um efeito importante", e outra "com uma síndrome inflamatória que pode gerar degradações em nível pulmonar, e esperamos que o interferon bloqueie este processo inflamatório", explicou o virologista.

Hidroxicloroquina

Este medicamento, semelhante à cloroquina, não estava previsto, a princípio. Foi incluído a pedido da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do governo francês.

— Pareceu lógico para nós acrescentá-lo, uma vez que nos proporcionaram dados recentes, principalmente um estudo chinês de 9 de março publicado na revista de infectologia mais importante dos Estados Unidos, com argumentos de peso — explica Florence Ader.

Por que a hidroxicloroquina, em vez da cloroquina? As duas moléculas agem da mesma forma, mas a primeira apresenta menos riscos de toxicidade, segundo Lina.

Prazos
Os primeiros tratamentos na França começaram no domingo, no hospital Bichat de Paris e no CHU Lyon. A escolha dos hospitais é feita "em função do mapa da epidemia". Em outros países, "dependerá da capacidade dos mesmos de realizar seus respectivos testes", diz Florence Ader. A primeira avaliação clínica ocorrerá no 15º dia de tratamento.

— Nas próximas semanas, começaremos a ter os primeiros resultados — afirma Ader.

No momento em que um teste "mostrar a superioridade de um dos quatro diagramas terapêuticos, poderemos propor aos órgãos reguladores o seu uso", explicam os especialistas. O tratamento poderá, então, ser liberado "muito rapidamente, levando em conta que estamos em situação de carência terapêutica", assinalam, pedindo, no entanto, cautela, uma vez que "ainda não se conhecem os efeitos" destes tratamentos.

Fonte: Agência Brasil 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet