Mato Grosso,
Quinta-feira,
28 de Março de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Saúde

27/03/2020 | 13:47

Vigilância Sanitária notifica 31 hospitais e proíbe divulgação de casos não oficiais de coronavírus

Redação TV Mais News

Equipes da Vigilância Sanitária estadual e municipal de Várzea Grande realizaram nesta sexta-feira uma ação conjunta de fiscalização em todos os laboratórios e em outros serviços públicos e particulares de saúde do segundo maior município da baixada cuiabana.

A ação teve como objetivo comunicar os estabelecimentos de saúde e laboratórios a respeito da obrigatoriedade da notificação imediata dos casos suspeitos e confirmados do novo coronavírus nos meios oficiais, de forma a coibir a divulgação de informações extraoficiais, isto é, que não constam no banco de dados do agravo.

O coordenador de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde, Marcos Roberto Dias, comunicou que foram notificados 31 estabelecimentos, entre laboratórios, clínicas, hospitais, Unidades de Pronto Atendimento e Policlínicas.

A medida, segundo Dias, tem a finalidade de diminuir a especulação e a veiculação de informações inverídicas, que causam pânico na população. “A população tem o direito à informação correta e de forma oficial, especialmente nesse momento de grande risco à saúde de todos. É preciso garantir esse direito e evitar a distorção do cenário real da doença no Estado”, destacou o coordenador.

As autoridades municipais serão notificadas de forma preventiva e aqueles órgãos e empresas que descumprirem a medida serão autuados e responderão a um Processo Administrativo Sanitário Estadual.

A Vigilância Sanitária estadual também enviará memorando circular aos 16 Escritórios Regionais de Saúde da SES para que notifiquem, em conjunto com os municípios de Mato Grosso, a abrangência dos serviços de saúde e dos laboratórios públicos e privados nas demais cidades.

A Ouvidoria da Vigilância Sanitária estará recebendo denúncias de descumprimento da notificação pelo e-mail (ouvidoriavigilanciasanitaria@ses.mt.gov.br) ou pelo telefone: (65) 3613 5378.

Fonte: Olhar Direto

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet