Mato Grosso,
Domingo,
19 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Saúde

31/03/2020 | 14:31

Governo de MT investe R$ 192 mil em 10 mil testes para detectar coronavírus

Redação TV Mais News

A população de Mato Grosso ganhou um reforço de mais 10 mil testes para detecção da Covid-19 por meio de análise RT-PCR. Segundo o anúncio do Governo, as aquisições extras foram realizadas em caráter de urgência, conforme prevê o Decreto Governamental 407/2020, ao custo aproximado de R$ 192 mil, e já estão disponíveis no Laboratório Central do Estado (Lacen-MT). Na semana passada, o Ministério da Saúde havia encaminhado somente 150 unidades de testes para o Estado.

“Considerando que as unidades encaminhadas pelo Ministério da Saúde são insuficientes para as demandas do nosso Estado, a SES faz a aquisição de mais unidades. Essa é uma das ações da atual gestão, que está absolutamente empenhada na adequação e ampliação da rede assistencial de Saúde”, pontuou o secretário Gilberto Figueiredo. 

Com os novos testes, o Lacen-MT vai ampliar a realização do exame molecular que diagnostica ou descarta a infecção pelo novo coronavírus. As remessas por parte do Ministério da Saúde continuarão sendo enviadas ao Estado de forma gradativa. 

De acordo com a diretora do Lacen-MT, Elaine Cristina de Oliveira, cada teste representa uma pessoa testada, portanto, serão mais 10 mil indivíduos a serem diagnosticados ou não com a doença, conforme os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A SES monitora a produção do Laboratório, de forma a identificar preventivamente a necessidade de novas aquisições. 

A direção do Lacen-MT ainda ressalta que os laboratórios particulares habilitados para realizar o exame de COVID-19 devem obrigatoriamente notificar a Vigilância Epidemiológica do Estado sobre os casos de suspeita e de confirmação da doença. 

Fonte: Olhar Direto
 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet