Mato Grosso,
Domingo,
19 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Saúde

01/04/2020 | 13:54

MT recebe pouco mais de 3 mil comprimidos de hidroxicloroquina para tratamento de Covid-19

Redação TV Mais News

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, confirmou o recebimento de 3 mil comprimidos de cloroquina e hidroxicloroquina, que devem ser usados no tratamento de pacientes graves da Covid-19. A maneira como será feita a utilização desses medicamentos ainda não foi informado pelo gestor da Pasta.

“Confirmo o recebimento. Agora, existe protocolo extenso (para uso), não dá para explicar. É um documento bastante extenso, já editado pelo próprio Ministério da Saúde. Os nossos profissionais estarão trabalhando muito no entendimento dele para fazer protocolo uniforme para ser utilizado em todos os nossos hospitais”, disse o secretário, durante coletiva via redes sociais na tarde de terça-feira (31).

O medicamento começou a ser distribuído em todos os estados na última sexta-feira (27).  Ao total, foram mais de 3,4 milhões de unidades enviadas para uso nos estados e Distrito Federal. Na noite de terça-feira, durante pronunciamento em rede nacional, o presidente da República Jair Bolsonaro confirmou que mais 12 milhões estão sendo produzidos.

Por ser uma doença nova, ainda não há evidências científicas suficientes que comprovem a eficácia do medicamento para casos de coronavírus. No entanto, há estudos promissores que demonstram o benefício do uso em pacientes graves.

O protocolo prevê cinco dias de tratamento e é indicado apenas para pacientes hospitalizados. A cloroquina e hidroxicloroquina irão complementar todos os outros suportes utilizados no tratamento do paciente no Brasil, como assistência ventilatória e medicações para os sintomas, como febre e mal-estar. Tanto a cloroquina e a hidroxicloroquina não são indicadas para prevenir a doença e nem tratar casos leves. 

Em Mato Grosso, conforme último levantamento da Secretaria de Saúde, dos 25 pacientes com Covid-19, oito estão hospitalizados – quatro em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e quatro em enfermaria. Cuiabá lidera o ranking com 18 casos confirmados. Na sequência aparece, Rondonópolis com 4 casos, Várzea Grande com 2. Outro é no Nortão, em Nova Monte Verde (467 km de Sinop). A média de idade dos confirmados é de 42 anos.

Fonte: Olhar Direto

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet