Mato Grosso,
Sexta-feira,
19 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Saúde

02/04/2020 | 21:37

Damares diz que denúncias de violência contra a mulher aumentaram 9% durante pandemia

Redação TV Mais News

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, disse nesta quinta-feira que houve um aumento de 9% no volume de denúncias recebidas pelo Disque 180, serviço que recebe denúncias de violência doméstica. Os dados, segundo a ministra, são referentes a balanço contabilizado até a semana passada e comparado com o mesmo período do ano anterior. Damares afirmou que o governo está preocupado com a possibilidade de aumento da violência doméstica durante o epidemia causada pelo novo coronavírus.

Damares não apresentou os dados totais do balanço, mas disse que a preocupação é que o Brasil siga a tendência registrada em países da Europa que também foram atingidos pelo novo coronavírus e que impuseram medidas como quarentenas e isolamento social. O temor é que o confinamento de homens e mulheres durante longos períodos de tempo possa aumentar os registros de violência doméstica.

Damares mencionou o estado do Rio de Janeiro, um dos primeiros a adotar medidas de restrição de movimentações e fechamento do comércio, como um dos estados em que houve aumento do número de denúncias de violência doméstica. Segundo ela, o Rio de Janeiro registrou um aumento de 50% nas notificações de casos de violência contra a mulher em relação ao mesmo período do ano passado.

- No Brasil, já temos indicações, como o Estado do Rio de Janeiro, em que há um anúncio de que a notificação da violência contra a mulher neste período é 50% maior em relação ao mesmo período do ano passado.

Uma das razões para esse aumento seria a possibilidade de as mulheres fluminenses poderem registrar boletins de ocorrência pela internet.

Damares anunciou ainda que, nos próximos dois dias, pessoas poderão fazer denúncias ao Disque 180 e Disque 100 por meio de um aplicativo para telefone celular que será disponibilizado para aparelhos que utilizam os sistemas IOS e Android.

Damares disse também que teme aumento de abusos e pedofilia no perído da pandemia. Os casos podem ser denunciadas no Disque 100. 

- É também notícias que estão vindo lá de fora que o a abuso sexual e pedifilia crescem neste período - disse.

Ela orientou ainda às famílias cuidado com acidentes domésticos envolvendo crianças e idosos, principalmente. O ministério prepara orientações nesse sentido.

Damares disse ainda que definirá na semana que vem como distribuir kits de alimentos a comunidades tradicionais. Destacou preocupação com os ciganos no Brasil.

Segundo a ministra, há 97 iniciativas contra o coronavírus com participação de sua pasta. Ela fez um apelo às pessoas que liguem e ajudem instituições como Apae, Pestalozzi e outras que fazem abrigamento de pessoas vulneráveis.

- Nós não podemos deixar as instituições de idosos e de acolhimento de crianças para trás nesse momento.

Fonte: O Globo

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet