Mato Grosso,
Domingo,
19 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

08/04/2020 | 11:47

Rondonópolis "endurece" regras da quarentena; cidade tem 1ª morte suspeita de Covid-19

Redação TV Mais News

O Comitê de Gestão de Crise da Prefeitura de Rondonópolis aprovou, na terça-feira (7), a prorrogação, por mais de sete dias, do decreto de 31 de março, que determina medidas restritivas de combate ao novo coronavírus. Também foi encaminhado à Câmara Municipal um projeto de Lei que estabelece medidas administrativas mais severas para quem descumprir as determinações do decreto.

As medidas incluem desde multa a fechamento de estabelecimentos ou prisão de cidadãos que descumprirem as medidas anunciadas. No decreto anterior já havia sido decretada férias coletivas para o funcionalismo público

Neste novo decreto, as férias foram prorrogadas por mais sete dias.

De acordo com boletim informativo divulgado ontem pela prefeitura, o município tem oito casos confirmados de Covid-19, 74 suspeitos e nove descartados. 

1ª MORTE

Na noite desta terça, foi registrada a primeira morte suspeita da Covid-19. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde divulgadas na manhã desta quarta-feira (8), um idoso, de 75 anos, deu entrada em um hospital particular, ontem.

Os exames de imagem apontaram todos os sintomas decorrentes de coronavírus. Entretanto, novo material foi coletado e será novamente examinado para confirmar a causa da morte.

Ainda segundo a prefeitura, o idoso teria chegado de São Paulo, no sábado (4). Após dar entrada no hospital, ele não resistiu e morreu por volta das 23h.

De acordo secretária Municipal de Saúde, Izalba Albuquerque, o paciente também fazia tratamento de um câncer. Diante da possibilidade da causa da morte ser Covid-19, o velório e sepultamento seguirão todos os parâmetros recomendados. "Foi feito o isolamento do corpo seguindo todas as orientações devido a suspeita da doença. O velório também será conforme as regras para evitar qualquer tipo de contaminação", disse a secretária.

PRIMEIRO DECRETO

No decreto do dia 31 de março, a prefeitura manteve a suspensão de aulas em todas as instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas, além de cursos preparatórios e de qualificação. O decreto suspendeu ainda a realização de eventos de qualquer natureza, bem como oficinas culturais e atividades esportivas como campeonatos e partidas de futebol, entre outros.

Suspendeu a realização de eventos particulares como bailes, festas comunitárias, casamentos, bingos, sessões de cinema, festas em casas noturnas, boates e casas de festas.

Foram suspensos o funcionamento de academias em geral, clubes de lazer, sindicatos e ambientes correlatos devem continuar fechados. O atendimento ao público nas agências bancárias, públicas e privadas e em casas lotéricas permanecem suspensos. Também devem permanecer fechados hotéis, motéis e casas de diversão.

Entretanto, em outro decreto publicado na semana passada, a prefeitura, considerando uma recomendação do  Comitê de Gestão  de Crise decidiu liberar a abertura das agências lotéricas, desde que observadas as regras de segurança.

O decreto publicado ontem mantém, por mais sete dias, todas as determinações anunciadas anteriormente, especialmente, no tocante à aglomeração de pessoas.

Fonte: Folha Max

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet