Mato Grosso,
Domingo,
19 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Economia

23/04/2020 | 07:41

Vereador propõe mudanças em decreto para incluir abertura de shopping, restaurantes, academias e feiras livres

Redação TV Mais News

O  vereador Dilemário Alencar (Pode) apresentou Indicação Parlamentar, endereçada ao prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), para que seja feita uma emenda ao Decreto 7886, de 20 de abril, para incluir a abertura de restaurantes, lanchonetes, academias, shopping centers, salão de beleza, feiras livres e do comércio de comida de rua e artesanato no referido documento.

"Não quero ser imprudente, mas com a boa notícia de que Mato Grosso não registrou nenhum novo caso de Covid-19 nas últimas 24 horas, defendo que já é hora de apoiar a abertura desses segmentos, como já está ocorrendo em outras capitais, a exemplo de Florianópolis. Os comerciantes e trabalhadores desses segmentos não têm como continuar sem trabalhar, pois estão no limite, com dívidas de aluguel, salários e muitos trabalhadores com falta de alimentos para suas famílias. Será muito difícil para esses segmentos ter que esperar até o dia 10 de maio por uma nova decisão do prefeito de Cuiabá", justificou o vereador Dilemário.
 
Na segunda-feira (20), ao anunciar a flexibilização das regras de isolamento na Capital, o prefeito Emanuel Pinheiro explicou que a abertura de shopping centers, restaurantes, bares, academias e similares, deverão ser retomadas somente em maio, com restrições que serão especificadas em um novo decreto que ainda está em fase de elaboração.
 
Permanecem proibidas as atividades de ambulantes, a realização de eventos de qualquer natureza, inclusive esportivas, realização de feiras livres e qualquer situação que enseje em aglomeração de pessoas. Estes segmentos, no entanto, não têm data para serem liberados.
 
Para que os segmentos voltem a funcionar, Dilemário sugere que a Prefeitura faça uma fiscalização rigorosa para que todos cumpram as exigências de medidas de segurança contra o coronavírus, onde os comerciantes disponibilizem máscaras e álcool em gel para funcionários, observem o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre pessoas e não permita a entrada de clientes nos estabelecimentos que não estejam usando máscaras.
 
"Penso que tem que haver uma combinação de proteção a saúde das pessoas com a retomada segura das atividades econômicas. O poder público deve ser rígido na fiscalização e haver colaboração das pessoas para cumprirem as medidas de segurança contra o coranavírus. Havendo a conscientização de todos, inclusive com o isolamento vertical de pessoas idosas e com doenças graves, vejo que pode haver sim a volta do funcionamento dos vários segmentos do comércio, para que evitemos a falência de muitos comerciantes e salvar milhares de empregos", pontuou o vereador.

Fonte: Olhar Direto

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet