Mato Grosso,
Terça-feira,
16 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Educação

23/04/2020 | 12:25

Sintep afirma que volta às aulas em meio a pandemia levará a mortes

Redação TV Mais News

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), Valdeir Pereira, fez um forte discurso questionando o governador Mauro Mendes (DEM) sobre o possível retorno das aulas na rede público a partir de maio, ainda em meio à pandemia do novo coronavírus. Segundo ele, a ação levará morte para as famílias do Estado: “Querem transformar estudantes em cobaias?”. O Executivo afirmou que vai avaliar a evolução dos casos de coronavírus e a ocupação dos leitos hospitalares públicos em Mato Grosso pelos próximos sete dias para determinar o retorno para as unidades de ensino.

“Nos causa estranheza a pretensão do governador de abrir a rede pública de ensino em plena pandemia do novo coronavírus, alegando existência de UTIs e leitos hospitalares. Querem, com esta medida, transformar nossos filhos e estudantes em cobaias? Não existe vacina e nem tratamento para a doença. Com esta medida, a morte certamente chegará às nossas famílias, por irresponsabilidade de governantes que não dão valor à vida”, pontuou o presidente.
 
Valdeir ainda acrescenta que este não é o momento dos alunos retornarem para as escolas, tampouco os trabalhadores. “Não são ambientes seguros para ninguém. Portanto, é o momento de pensar na vida em primeiro lugar”.
 
O Governo do Estado vai avaliar a evolução dos casos até 30 de abril. A intenção é ter segurança antes de tomar decisão pelo retorno das aulas nas escolas públicas e particulares.
 
O Decreto 462/2020, publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado de quarta-feira (22.04), estabelece que caso a ocupação dos leitos hospitalares públicos exclusivos para a Covid-19 for menor que 60%, o retorno das atividades escolares está previsto para o dia 4 de maio.
 
Nesta data, a previsão do Governo é de que estejam disponíveis 1.273 leitos exclusivos para pacientes do coronavírus, tanto clínicos quanto de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
 
Desta forma, se a ocupação atingir número superior a 764 leitos, ou seja, acima dos 60%, haverá a manutenção da suspensão das aulas, como forma de garantir a segurança dos alunos e de toda a população. Atualmente, apenas seis pacientes estão internados em hospitais públicos, sendo três em UTI e três em enfermaria.
 
As aulas foram suspensas no dia 23 de março como forma de prevenção e para diminuir a incidência da transmissão da Covid-19. E a retomada das atividades escolares somente deverá ocorrer seguindo orientações que serão determinadas em novo decreto.
 
Para garantir ambiente seguro para os alunos, todas as medidas de higiene serão tomadas, como o uso de máscaras de proteção por alunos e professores, utilização do álcool 70% e distanciamento de 1,5m entre as pessoas.

Fonte: Olhar Direto

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet