Mato Grosso,
Sábado,
20 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Geral

24/04/2020 | 14:56

Diretor da Secretaria da Cultura tem nomeação anulada após ser chamado de ‘esquerdista’ em rede social

Redação TV Mais News

Doutor em literatura brasileira pela Universidade de Londres, o psicólogo e historiador Aquiles Brayner teve sua nomeação como diretor do Departamento de Livro, Literatura e Bibliotecas, da Secretaria Especial da Cultura, anulada nesta quinta-feira, três dias após ser nomeado. A decisão foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União assinada pelo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, depois de internautas e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro compartilharem publicações antigas de Brayner nas quais ele sugere apoio aos ex-candidatos à presidência Fernando Haddad (PT) e Guilherme Boulos (PSOL) em 2018.

Em junho de 2019, Brayner já tinha sido nomeado para outro cargo no governo. Na ocasião, segundo publicação no Diário Oficial, ele foi escolhido para ser assessor técnico na Diretoria de Documentação Histórica do Gabinete Pessoal do Presidente da República. A portaria foi assinada por José Vicente Santini, à época secretário-executivo da Casa Civil.

A anulação da nomeação como diretor do Departamento de Livro, Literatura e Bibliotecas ocorre após internautas, entre eles apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, como o blogueiro Allan dos Santos, criticarem a escolha dele por causa de publicações de Brayner, em 2018, que sugerem apoio aos ex-candidatos à presidência Fernando Haddad (PT) e Guilherme Boulos (PSOL). A portaria que oficializou Brayner como diretor do órgão foi assinada por Marcelo Álvaro Antônio — o ministro também assinou a anulação do ato.

Em uma das postagens, Brayner responde a uma matéria do site Carta Capital em que Joaquim Barbosa, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), declara apoio a Haddad no segundo turno da corrida presidencial — o petista disputava com Jair Bolsonaro. “Que orgulho deste grande ministro!”, disse o historiador. A outra publicação é um comentário a um tuíte da atriz Paula Lavigne, em que ela sugere apoio a Boulos: “Concordo plenamente!”, postou Brayner. Atualmente, seu perfil no Twitter está indisponível.

Segundo seu currículo, Brayner é graduado em psicologia, em línguas e culturas da América Latina — curso no qual ele também é mestre pela Universidade de Leiden —  e em biblioteconomia. Ele também tem mestrado em biblioteconomia e ciência da informação pela Universidade de Londres. Além disso, pela mesma instituição da Inglaterra, é doutor em literatura brasileira.

O historiador também já recebeu uma bolsa, em 2017, como pesquisador em residência na Fundação da Biblioteca Nacional, de acordo com seu currículo. Ele ainda foi curador digital da Biblioteca Britânica, de 2010 a 2016.

Quem também comemorou a anulação da nomeação de Brayner foi Sérgio Camargo, presidente da Fundação Palmares. "Há um psolista a menos na Secretaria da Cultura a partir da noite desta quinta-feira", disse Camargo em uma publicação no Twitter. Ele já criticou a própria secretária da pasta, Regina Duarte, após ser chamado por ela de "problema".

O GLOBO procurou as assessorias de imprensa da secretária da Cultura, Regina Duarte, e do Ministério do Turismo, mas até a última atualização desta reportagem não recebeu nenhum posicionamento.


Fonte: O Globo

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet