Mato Grosso,
Sexta-feira,
26 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

29/04/2020 | 07:28

Emanuel perde paciência com bancos e novo decreto punirá severamente quem descumprir distanciamento

Redação TV Mais News

Emanuel perde paciência com bancos e novo decreto punirá severamente quem descumprir distanciamento

Foto: Rogério Florentino

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) afirmou que está perdendo a paciência com os bancos de Cuiabá e preparou um novo decreto, que será publicado na próxima quarta-feira (29), no Diário Oficial de Contas, em que punirá severamente os estabelecimentos que descumprirem as regras de distanciamento social. 

De acordo com o decreto, para que o funcionamento em agências bancárias, lotéricas e congêneres seja mantido conforme as recomendações de segurança das entidades da saúde, as instituições financeiras deverão respeitar os protocolos de convivência e distanciamento social criados para o combate ao novo coronavírus (Covid-19). O descumprimento pode acarretar em responsabilização civil, administrativa e penal dos agentes infratores. 

“Minha paciência com os bancos está se esgotando. Essa talvez seja uma das atividades que menos sofreram impactos com a pandemia e, no entanto, estamos vendo uma verdadeira confusão, aglomeração de pessoas, e as instituições fazendo ‘cara de paisagem’. Não vou aceitar mais isso e estou baixando esse decreto que determina uma responsabilização maior. Queremos um comportamento diferente desses estabelecimentos e, caso seja descumprido, vamos tomar todas as medidas cível e penal”, assevera Pinheiro.

Segundo a normativa, a verificação do cumprimento das ações determinadas fica a cargo da equipe de fiscalização unificada, formada por agentes das secretarias municipais de Ordem Pública, Mobilidade Urbana, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável. Caso necessário, as ações de inspeção podem contar ainda com o apoio da secretaria-adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor — PROCON municipal.

“Temos acompanhado um grande movimento nesses locais, principalmente por conta do auxílio emergencial liberado pelo Governo Federal. Esse é um benefício de direito do cidadão que, com toda certeza, neste momento de crise traz um pequeno alívio ao pai e a mãe de família. Todavia, essa distribuição tem que acontecer de forma organizada, sem que a população seja tão exposta aos riscos como vem acontecendo”, comenta o prefeito.

Medidas

Entre as principais medidas estabelecidas estão o controle de acesso ao publico, mediante a disponibilização de um funcionário ou mais; disponibilização de álcool em gel 70% ou produtos similares para clientes; uso obrigatório de máscaras por funcionários e clientes; montagem de plano especial de atendimento para os usuários componentes do grupo de risco; higienização contantes dos equipamento utilizados para o atendimento.

Em caso de formação de filas externas, os estabelecimentos bancários devem garantir a distância mínima de 1,5m de uma pessoa para outra e dar publicidade a todas as regras e recomendações de biossegurança. As informações podem ser expostas por meio de cartazes ou painéis explicativos, estando os materiais sempre bem visíveis e distribuídos nas áreas de operação das respectivas atividades.

O comércio voltou a funcionar em Cuiabá na última segunda-feira (27), e o Olhar Direto flagrou algumas aglomerações e pessoas sem a máscara, o que facilita a propagação do novo coronavírus (Covid-19).

Agências da Caixa Econômica Federal (CEF) são os principais pontos de aglomeração vistos no Centro de Cuiabá. Muitas vezes, as pessoas acabaram não respeitando a distância indicada de 1,5 metros e se amontoam em filas quilométricas. Tudo isso por conta do saque de R$ 600 do auxílio emergêncial dado pelo governo.

Fonte: Olhar Direto

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet