Com a volta do comércio em Cuiabá de forma gradual, o programa Mais Noticias da TV Mais, recebeu o superintendente da CDL Fabio Granja, para falar sobre como a Camara de Dirigentes Lojistas (CDL) vai agir em conjunto com os lojistas e também para mostrar as ações que eles fizeram, para ajudar o lojista e o cliente.
Uma das principais questões abordadas para o superintendente, foi o retorno do comércio que voltou no dia (27), e teve uma grande repercussão e também grande movimentação:
“Estamos conversando com a prefeitura e seus técnicos, para que possamos alinhar dois pontos, horário de funcionamento e transporte público. Pois tivemos um problema com os supermercados, quando o horário de abertura e fechamento foi reduzido, mas assim que foi retornado o horário das 8h as 18h, o comércio foi normalizado. Então estamos conversando para encontrar um horário ideal.” Disse o superintendente.
Um fato interessante que foi o superintendente falou, foi que o principal motivo pela movimentação no centro da cidade, não foi as compras, mas sim o pagamento dos crediários, que é pago dentro das lojas. Um outro ponto abordado foi a participação da CDL no trabalho da prefeitura, para que o comércio abra, mas que não corra o risco de fechar:
“Um dos principais motivos em trabalharmos junto a prefeitura, é para que o comerciante não seja prejudicado, para que não aconteça o abre e fecha igual aconteceu em outras cidades, pois queremos manter as empresas abertas e estamos trabalhando, com lojistas e empresários para que fiquem abertos” disse Fabio Granja
E outro ponto abordado na entrevista, foi o tempo necessário para se ter uma reposta, sobre a movimentação no transporte publico e também no centro no retorno das atividades:
“Essa semana é muito importante, estamos monitorando o pico e se terá volume de vendas ou não, onde os dados que iremos obter será de grande ajuda para aperfeiçoar as medidas preventivas”
E o superintendente ainda declarou que a CDL, tem duas pesquisas para comerciantes e clientes, que irá servir como termômetro para organizar os próximos passos da retomada do comércio.
E para encerrar, no site da CDL, o comerciante e o cliente poderá encontrar uma cartilha de como agir na volta das atividades econômicas e também dar dicas de como mesmo criar uma máscara e como usa-la caso precise ir às compras.