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Notícias / Economia

01/05/2020 | 07:40

Com 700 pessoas na fila, agência da Caixa é multada pela Prefeitura por não seguir regras

Redação TV Mais News

Com 700 pessoas na fila, agência da Caixa é multada pela Prefeitura por não seguir regras

Foto: Rogério Florentino

A agência da Caixa Econômica Federal da Avenida Barão de Melgaço, em Cuiabá, foi multada na manhã desta quinta-feira (30) por não seguir as regras estipuladas pela Prefeitura para evitar a disseminação do novo coronavírus. A multa é de R$ 609,03 e pode ser diária, caso as aglomerações continuem. No momento em que a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp) esteve no local, havia pelo menos 700 pessoas na fila.

De acordo com a assessoria da Sorp, a multa veio pelo descumprimento do decreto municipal 7892/2020. Um processo administrativo foi aberto, e a agência autuada tem um prazo de dez dias para apresentar defesa. Ela ainda pode recorrer da autuação.  

O Olhar Direto esteve nesta mesma agência na última quarta-feira (29) e constatou que a população esperava por horas, sem o devido distanciamento, chegando até mesmo a almoçar na fila. O motivo é o mau funcionamento do aplicativo destinado ao pagamento dos R$600 de auxílio emergencial oferecido pelo Governo Federal para trabalhadores que não têm carteira assinada, autônomos, MEIs (microempreendedores individuais), desempregados e contribuintes individuais da Previdência.

O prefeito Emanuel Pinheiro emitiu o decreto tomando as providências que cabe ao executivo em decorrência das constantes aglomerações nestes bancos. Dentre as determinações está, por exemplo, a necessidade de marcar no chão o distanciamento necessário entre as pessoas e a orientação para que elas façam o processo de aquisição do dinheiro via internet.

O Disque-denúncia da Sorp está recebendo as manifestações em horário comercial. A denúncia recebida pode ser anônima ou identificada. Após o recebimento, a Gerência de Fiscalização acionará a equipe mais próxima para vistoria e demais procedimentos.  O telefone do disque-denúncia é o (65) 3616-9614.

Outro lado

A Caixa emitiu uma nota na última quarta-feira (29) sobre as aglomerações:

NOTA À IMPRENSA
 
A CAIXA tem atuado para amenizar os impactos econômicos na vida dos cidadãos brasileiros que sofrem os efeitos econômicos da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). O apoio à população mais carente exigiu a implementação de uma megaoperação de cadastramento e pagamento sem precedentes na história do País, resultando no maior programa de inclusão bancária e digital já realizado. Em conjunto com o Ministério da Cidadania e a Dataprev, em apenas duas semanas foi criada toda estrutura para cadastro e pagamento do auxílio emergencial do governo federal, que já contabiliza 44,3 milhões de pessoas beneficiadas. 
 
Para atender quem mais precisa, teve início nesta semana o calendário escalonado de saque em espécie do auxílio emergencial nas agências, casas lotéricas e correspondentes CAIXA Aqui para os beneficiários da Poupança Social Digital. O escalonamento foi pensado justamente para evitar a busca massiva às agências, no momento em que se recomenda evitar aglomerações.
 
Entretanto, agências em diversas partes do País registram grandes filas e aglomerações de pessoas que não fazem parte do público alvo do atendimento presencial, ou seja, clientes em busca de serviços essenciais (como saque do seguro desemprego e Bolsa Família sem cartão, desbloqueio de senhas, etc) e o público beneficiário do saque em espécie escalonado por data de nascimento. Levantamento da CAIXA aponta que apenas uma pessoa a cada cinco que buscaram presencialmente o banco nessa segunda-feira (27) tinha direito ao saque na referida data.
 
O aplicativo CAIXA Tem registrou milhões de acessos nos últimos dias, sendo que mais da metade é de usuários que não têm direito ao Auxílio Emergencial. A CAIXA recomenda que somente os brasileiros que receberam o Auxílio Emergencial pela Poupança Social Digital acessem o app CAIXA Tem.
 
O banco tem envidado todos os esforços para otimizar e acelerar o atendimento em seus canais físicos e digitais. E ressalta a importância de apenas buscarem as agências aqueles usuários que precisam realizar serviços essenciais ou os beneficiários que receberam o auxílio na Poupança Social Digital e desejem fazer o saque em espécie, conforme o seguinte calendário:
 
28 de abril – nascidos em março e abril
29 de abril – nascidos em maio e junho
30 de abril – nascidos julho e agosto
04 de maio – nascidos em setembro e outubro
05 de maio – nascidos em novembro e dezembro
 
Visando otimizar a atendimento e organização das filas, a CAIXA também  alocou 2.800 novos vigilantes e aumentou o número de recepcionistas para reforçar a orientação ao público e manter os protocolos já implementados para garantir a saúde de todos. Informa ainda que abrirá 800 agências no próximo sábado (02) em todas as regiões do país, no horário de 08 às 12 horas:
http://www.caixa.gov.br/caixacomvoce/Paginas/default.aspx#agencias-feriado
 
                                                                                                                                   
A CAIXA informa que a prioridade ainda é manter o atendimento digital, por meio do cadastramento por app e site e a movimentação do benefício pelo CAIXA Tem. Desta forma, o banco reforça o pedido para que a população só se dirija às agências e casas lotéricas em último caso.
 
Vale lembrar que quem recebeu o crédito em poupança da CAIXA pode movimentar o valor digitalmente pelo Internet Banking ou mesmo utilizando o cartão de débito em suas compras. Os beneficiários do Bolsa Família elegíveis para receber o auxílio receberão o crédito no mesmo calendário e na mesma forma do benefício regular. Para quem busca informações sobre o cadastro, os canais para esta consulta são o aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial, o site auxilio.caixa.gov.br e a central telefônica exclusiva 111.

Fonte: Olhar Direto

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